Metade dos jovens brasileiros prefere comprar na loja física, mostra pesquisa

Leia em 2min 40s

 

Uma pesquisa da Ayden, plataforma de pagamentos, feita com jovens de 12 países mostrou que os brasileiros ainda estão apegados às lojas físicas. Segundo o levantamento, 48% das pessoas com idade entre 18 e 23 anos preferem comprar nas lojas físicas.

 

O indicador brasileiro fica acima da média mundial. Considerando Estados Unidos, China, Alemanha, Austrália e outros sete países, o número cai para 38% dos jovens que preferem as compras nas lojas físicas.

 

Entre as principais descobertas da pesquisa Retail Reimagined está a adesão dos consumidores mais jovens a novas tecnologias mobila, principal meio de interação dos consumidores brasileiros com as marcas na hora de comprar. O estudo mostra que a geração Y (entre 24 e 38 anos) é mais mobile.

 

Os Y têm alta adesão a compras via smartphone (78%), aplicativos (64%) e notebooks (74%). Enquanto isso, os mais jovens se mostram menos propensos ao uso de recursos mobile. Os smartphones são usados por 70% dos Z. Já aplicativos têm adesão de pouco mais da metade da Geração Z – 56%.

 

A Geração Y também se mostrou mais adaptada a novas tecnologias móveis. Smartwaches e alto-falantes inteligentes, como os da linha Echo, da Amazon, são usados por um terço dos jovens da faixa etária.

 

Para a Ayden, a explicação para adesão menor dos mais jovens está na entrada recente no mercado de trabalho. Como consequência disso, uma das consequências observadas é a sensibilidade aos preços. Em contraponto, a Geração Y, mais consolidada financeiramente, valoriza mais a identidade pessoal com as marcas.

 

Checkout

 

Um consenso entre todos os consumidores parece ser a exigência por praticidade e conveniência na experiência de compras: 7 entre 10 já desistiram de adquirir produtos na loja devido à espera em filas. A Geração Z é mais propensa a não só abandonar a compra (35%), mas desistir completamente de adquirir aquele produto específico, independentemente do canal.

 

O imediatismo da geração Z também é visto no e-commerce: 71% já abandonaram o carrinho por encontrar dificuldades técnicas para completar a transação e 60% já desistiram de comprar no online por não encontrar seu método de pagamento preferido, que pode incluir carteiras digitais e compra em um clique.

 

Tanto em lojas físicas quanto no e-commerce, essa demanda é atendida com métodos de pagamento mais rápidos, como aqueles por aproximação. Revelou-se que 1 em cada 5 entrevistados com idade entre 18 e 34 anos preferem efetuar compras com métodos de pagamento por aproximação. Destes, os da geração Z (18 a 23 anos) são os que mais utilizam essas ferramentas, com 11% utilizando cartões por aproximação no terminal, contra 9% dos respondentes totais.

 

Esse hábito de consumo abre possibilidades para estratégias de venda de Unified Commerce, prática em que o lojista oferece produtos e serviços de forma integrada entre diversos canais. A pesquisa revela ainda que nos últimos seis meses, 56% dos entrevistados decidiram adquirir um produto por encontrar a opção de compra multicanal. Entre os respondentes de 18 a 34 anos, esse número aumenta para 61%.

 

Fonte: No Varejo

 

 


Veja também

"Nova Black Friday" em setembro deve aproveitar FGTS e chacoalhar o varejo

O plano do governo brasileiro de criar uma “Black Friday” nacional de uma semana, apelidada de “Semana...

Veja mais
Inteligência Artificial automatiza gestão de supermercados

Os supermercados brasileiros estão cada vez mais conectados e a Inteligência Artificial pode ser usada como...

Veja mais
97% dos internautas buscam informações online antes de comprar em lojas físicas

Se antigamente havia uma diferenciação mais concreta entre o online e o offline nas estratégias de ...

Veja mais
85% dos brasileiros já desistiram das compras para fugir de filas

  O levantamento Retail Reimagined, da Adyen, mostra que experiências ruins de compras resultam em um preju&...

Veja mais
Qual o futuro do caixa no varejo?

Filas extensas e demora no atendimento podem estar com os dias contados. Essa é a promessa das soluç&otild...

Veja mais
E-commerce brasileiro deve atingir mais de 96 milhões de pedidos no 2º semestre de 2019

O segundo semestre de 2019 deve ser grande sucesso de vendas no varejo digital brasileiro. O número de pedidos de...

Veja mais
Varejo precisa da tecnologia e da inovação para mudar a jornada do cliente

O varejo catarinense carece de inovação e tecnologia. Isso é o que aponta o mapeamento realizado no...

Veja mais
O omnichannel é a melhor chance para o futuro do varejo

omnichannel artigoSegundo uma pesquisa anual da We Are Social, agência de social media especializada em desenvolve...

Veja mais
57% das vendas no e-commerce de moda no primeiro trimestre foram feitas por mulheres

De acordo com o relatório de moda referente ao ano de 2018 desenvolvido pela Social Miner, nos primeiros trê...

Veja mais