Varejo precisa da tecnologia e da inovação para mudar a jornada do cliente

Leia em 2min 10s

O varejo catarinense carece de inovação e tecnologia. Isso é o que aponta o mapeamento realizado no estudo “Cenário Tecnológico do Setor Supermercadista de Santa Catarina”, em produção pela Associação Catarinense de Tecnologia (Acata) e Associação Catarinense de Supermercados (Acats).

 

A iniciativa integra o Termo de Cooperação para um Ecossistema de Inovação no Varejo em Santa Catarina, assinado na última edição da Exposuper, em Joinville no mês de junho. O objetivo é compreender a fundo as dores e necessidades do setor supermercadista, um dos que mais movimentam a economia, além de ser um dos mais presentes no dia a dia das pessoas.

 

O acordo assinado com a Acats foi simbólico e importante para os dois segmentos, tanto da tecnologia quanto dos supermercadistas. O varejo é um segmento complexo e precisando da tecnologia e da inovação para mudar a jornada do cliente: desde quem efetivamente frequenta as lojas físicas, até os usuários que compram online.

 

Durante a Exposuper 2019 ficaram evidentes essas questões e o quanto os dois universos precisam se aproximar. Em Santa Catarina, diversas são as empresas de tecnologia que desenvolvem soluções voltadas ao segmento de varejo. O nosso objetivo com o mapeamento dessas dores é identificá-las e aproximar essas duas pontas.

 

A rotina no comércio traz diversos desafios, principalmente no que tange as questões operacionais. A dificuldade encontrada está em todos os portes de varejos, mas o pequeno e o médio ainda são os que mais penam para conseguir inovar. Por isso, vamos levar ao evento Inova+Ação, no dia 1º de agosto, a Vertical Varejo da Acate com a trilha de conteúdo “Tecnologia para o Pequeno Varejo”. Serão cinco profissionais do setor, representando startups de diversos estágios, que irão apresentar soluções e ideias inovadoras para o público de empreendedores.

 

O Inova+Ação permite ao varejista ter contato com ideias novas, que muitas vezes ele não havia pensado ser possível de aplicar no seu negócio, visto que tem baixo orçamento e raramente contam com equipe de tecnologia. A participação da Vertical Varejo da Acate traz muito forte essa conexão entre os empreendedores e as iniciativas de tecnologia que se propõem a melhorar a operação do dia a dia.

 

Atualmente está sendo conduzida uma série de entrevistas qualitativas por todo o Estado, sobre a opinião dos empreendedores do pequeno, médio e grande varejo. Primeiramente, mapeamos as dores e necessidades do ecossistema de supermercados em Santa Catarina para, então, começar a agir.

 

Fonte: NSC Total

 

 


Veja também

E-commerce brasileiro deve atingir mais de 96 milhões de pedidos no 2º semestre de 2019

O segundo semestre de 2019 deve ser grande sucesso de vendas no varejo digital brasileiro. O número de pedidos de...

Veja mais
O omnichannel é a melhor chance para o futuro do varejo

omnichannel artigoSegundo uma pesquisa anual da We Are Social, agência de social media especializada em desenvolve...

Veja mais
57% das vendas no e-commerce de moda no primeiro trimestre foram feitas por mulheres

De acordo com o relatório de moda referente ao ano de 2018 desenvolvido pela Social Miner, nos primeiros trê...

Veja mais
O que é a “segunda onda” do e-commerce que ajudará Magalu e Mercado Livre

Esqueça celular e geladeira: para continuar crescendo no mercado de 78 bilhões de reais do comércio...

Veja mais
Aplicativos de varejo ganham espaço entre brasileiros em busca de renda

Diante da grande massa de desempregados no território nacional e da diminuição do poder de compra d...

Veja mais
Varejo digital no Brasil tem receita de R$ 32,1 bilhões no 1º semestre

O varejo digital brasileiro faturou R$ 32,1 bilhões no 1º semestre deste ano. Em comparação co...

Veja mais
Vendas do Amazon Day superam Black Friday no Brasil

O Amazon Day foi um sucesso no Brasil. A varejista norte-americana ofereceu aos clientes descontos de até 90% em ...

Veja mais
Crescimento do comércio eletrônico abre espaço para novas lojas virtuais

A ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) estima que o comércio eletr&oc...

Veja mais
77% dos clientes utilizam smartphones nos supermercados

Cada vez mais digitais e tecnológicos, os clientes buscam soluções que facilitem a sua jornada de c...

Veja mais