O omnichannel é a melhor chance para o futuro do varejo

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omnichannel artigoSegundo uma pesquisa anual da We Are Social, agência de social media especializada em desenvolver estratégias para as plataformas digitais, o número de usuários de redes sociais foi de 110 milhões para 149 milhões nos últimos cinco anos, impactando diversos aspectos da vida em sociedade, bem como: processos de produção e distribuição de serviços, mas também formas e modelos de compra.

 

Por esse motivo, não faz mais sentido falarmos em separação entre on-line e off-line. Ao contrário, acreditamos que o omnichannel – nome dado para a integração entre o on-line o off-line - é a nossa melhor chance para prosperar no varejo, principalmente no setor supermercadista. E digo mais, a Era da "multicanalidade" já começou a ganhar força! Mas, quais são os motivos que têm deixado essa tendência tão em voga?

 

Alie o crescimento do acesso à internet com uma grande busca do comprador por praticidade, facilidade e conveniência e um número cada vez maior de consumidores das novas gerações (Y e Z, principalmente), e pronto! Criamos a oportunidade perfeita para o fortalecimento do varejo omnichannel. E, não é apenas com roupas, móveis e produtos de beleza que esse processo deve ocorrer.

 

Segundo a pesquisa "Tendências do Consumidor em Supermercados 2018/2019", solicitada pela Associação Paulista de Supermercados (Apas) e conduzida pelo Ibope Inteligência, 15% dos brasileiros realizam compras de supermercado on-line. A tendência tem feito com que o varejo supermercadista se adapte a essa realidade para não perder consumidores.

 

Apesar de ser uma ótima oportunidade de crescimento, a multicanalidade exige algumas mudanças estruturais e de logística para que a transição ocorra da forma correta. É preciso, por exemplo, organizar um estoque único para atender às demandas feitas on-line e off-line e ter um sistema estruturado para acompanhar todos os processos de compra e entrega dos produtos, uma vez que elas podem ser feitas por ambos os canais.

 

Em segundo lugar, é essencial preparar a equipe para essa transição. Para isso, cada membro da empresa precisa entender a importância das vendas omnichannel e ficar a par dos processos de compra e venda nesse formato. Treiná-los para uma resolver problemas e prepará-los para um pós-venda eficaz, mesmo no online, também pode ser determinante para ganhar confiança e obter sucesso no processo.

 

O setor supermercadista, particularmente, precisa lidar com alguns desafios específicos para se preparar para integração on-line e off-line de forma satisfatória. Os produtos oferecidos nesse segmento quando não são vendidos frescos, muitas vezes têm prazos de validade curtos.

 

É necessário adequar compra e entrega à durabilidade desses produtos.

 

Em resumo, a multicanalidade é imprescindível e necessária, mas precisa ser feita de forma consciente e atenta para agregar valor e evitar erros. O futuro do varejo já chegou, basta sabermos nos adaptar a ele.

 

Fonte: Promoview

 

 


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