Intenção de compras de Natal na Internet supera preferência por lojas físicas

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Pela primeira vez, a intenção de fazer compras de Natal pela Internet (54%) supera a preferência pelas lojas físicas (46%). Foi o que mostrou o estudo americano “Holiday Outlook 2019”, feito pela PwC. Ele se debruçou sobre os motivos que marcarão o consumo no mercado norte-americano na data.

 

O documento destaca a importância do conceito de conveniência digital não para de crescer e já rege as compras de mais de dois terços dos inquiridos. “Isto significa que o consumidor quer fazer o melhor possível, num processo que será distinto para cada perfil de consumidor. Mas onde, muito provavelmente, haverá uma mescla do mundo online e físico que será diferente em cada caso”. O estudo sublinha que o cliente quer, em última instância, controlar ao máximo as suas compras.

 

Sustentabilidade

 

A sustentabilidade é um dos grandes temas do ano, com 75% dos inquiridos a assegurarem que terão este conceito em mente no momento e fazer as suas compras de Natal. Assim se explica o bom desempenho da revenda e do aluguer. A febre das compras deu lugar à uma conduta mais racional, principalmente pela crescente preocupação com o meio ambiente. “Os mais jovens são os que demonstram estar mais consciencializados. Quase metade dos estudantes universitários entrevistados afirmou querer consumir de maneira responsável”, apontou.

 

Por outro lado, o estudo da PwC assinala que, apesar da desaceleração econômica global e das tensões comerciais entre os Estados Unidos da América e a China, a confiança do consumidor norte-americano mantém-se sólida e favorecida pelo aumento dos salários e descida das taxas de juro. 86% dos entrevistados declararam pretender gastar o mesmo ou mais que no Natal de 2018. A média de gastos ficou em US$ 1.284 por pessoa em presentes, viagens e entretenimento — mais 2,7% que no ano passado.

 

A Amazon continuará a ser a plataforma de eleição de metade dos pesquisados. Os Millennials (59%), acostumados a comprar online, exigem que o ponto de venda físico ofereça experiências que justifiquem o esforço de deslocar-se às lojas. “Neste panorama, comprar converte-se numa oportunidade para fomentar a confiança nas marcas, assim como a conexão e sensação de comunidade”. Quase 40% dos inquiridos da Geração X apenas comprarão online.

 

Fonte: E-Commerce Brasil

 


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