Frete grátis e facilidades são desafios para e-commerce na Black Friday

Leia em 2min 10s

A Black Friday, marcada para o dia 29 de novembro, deve movimentar R$ 3 bilhões no e-commerce. O aumento das vendas previsto para o setor é de 18% em comparação com 2018, quando os números atingiram a cifra de R$ 2,6 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e da consultoria Ebit/Nielsen.

 

Para as empresas de e-commerce, se destacar entre inúmeras lojas é um desafio. Segundo a plataforma de ofertas locais Peixe Urbano, um visual simples e prático facilita a vida do cliente. Quanto maior o número de etapas necessárias para finalizar a compra, maiores as chances de ele abandonar o carrinho.

 

Outros dois pontos importantes a serem destacados são: mobile friendly - isto é, investir para que a sua plataforma seja funcional em dispositivos móveis, já que as vendas por celular aumentam cada vez mais; e ter um servidor de qualidade para garantir o atendimento a um maior número de usuários no período.

 

Criar facilidades também faz a diferença. Um levantamento do Google apontou que as condições de pagamento e parcelamento foram um fator decisivo para 41% dos consumidores no ano passado. A mesma pesquisa revelou ainda que, para 70% das pessoas, o maior motivo para a desistência de uma compra online é o valor do frete.

 

Segundo os especialistas do Peixe Urbano, uma maneira de atrair novos clientes é oferecer o frete grátis para a primeira compra. Mas é preciso avaliar se vale mesmo a pena arcar com os custos do envio.

 

“Esta edição promete ser a maior até agora, atingindo um equilíbrio entre on e offline pela primeira vez no país. Por isso, os varejistas precisam estar atentos para deixar toda a operação preparada: experiência do usuário, qualidade, logística, preços, ações de fidelização, TI & sistemas, métodos de pagamentos etc. Como o tráfego e número de transações aumentam muito nesta época, todos os processos são colocados à prova, e estar bem preparado é a chave para evitar imprevistos ao máximo", afirma Ilson Bressan, CEO do Peixe Urbano.

 

Estoque

 

Para não frustrar clientes com falta de produtos, avalie a quantidade de itens disponíveis em estoque, principalmente aqueles que serão destaque durante a Black Friday. Para Rafael Forte, gerente nacional da plataforma de comércio VTEX, separar os produtos em faixas de desconto pode ser interessante. 

“Em relação às promoções, elas podem ser feitas de várias maneiras para impulsionar vendas durante o evento: frete grátis, compre um e leve outro, desconto progressivo”, diz Forte.

 

Fonte: Yahoo

 


Veja também

Inteligência Artificial ajuda a indústria e o varejo para Black Friday

Na última sexta-feira do mês de novembro, dia 29, acontece a tão famosa Black Friday. Nos últ...

Veja mais
Intenção de compras de Natal na Internet supera preferência por lojas físicas

Pela primeira vez, a intenção de fazer compras de Natal pela Internet (54%) supera a preferência pel...

Veja mais
Pesquisa aponta aumento de 5% em interesse pela Black Friday

Maior número de lojas com promoções, mas média menor de descontos em relação a...

Veja mais
Black Friday 2019 acontece daqui a um mês; consumidor já deve pesquisar preços

Nas últimas quatro edições, a propaganda enganosa foi a principal queixa; data de promoç&oti...

Veja mais
Cresce para 21% o número de empresários que planejam aderir à Black Friday

Cada vez mais incorporada ao calendário de datas comemorativas do varejo nacional, a Black Friday deve mobilizar ...

Veja mais
Brasileiros não pretendem utilizar 13º salário na Black Friday, diz pesquisa

  A Black Friday é uma das datas mais esperadas pelos brasileiros e mais importantes para o e-commerce.&nbs...

Veja mais
O comércio eletrônico cresceu 15% no país em 2018

Devido às recessões passadas pelo país nos últimos anos, o brasileiro passou a evitar a real...

Veja mais
Pela primeira vez a nossa Black Friday será diferente

Os brasileiros estão aprendendo o verdadeiro significado da Black Friday e já sabem que os descontos n&ati...

Veja mais
Vendas nos supermercados durante Black Friday devem crescer 4,2%

A Black Friday vem se tornando uma data de destaque para os supermercados. No ano passado, o faturamento da ocasiã...

Veja mais