E-commerce não para de crescer e deve representar R$ 60 bi em 2019, diz Nielsen

Leia em 2min 20s

Qual o tamanho do mercado de e-commerce? O crescimento do setor no Brasil tem chamado atenção, tanto que uma palestra inteira foi dedicada a este tema durante a Conferência E-Commerce Brasil RS 2019, em Porto Alegre. Daniel Asp Souza, gerente de relacionamento com o Varejo, na Nielsen Brasil, disse que a ideia era “tornar um pouco tangível o tamanho desse mercado”.

 

Quando se avalia a evolução do e-commerce em números fica mais claro. De acordo com dados da Nielsen, na comparação do primeiro semestre de 2018 com o primeiro semestre de 2019, houve um crescimento ao redor de 12% em faturamento e 20% no número de pedidos.

 

“Isso numa economia que está, de certa forma, se arrastando há quatro ou cinco anos. Ou seja, é um crescimento bastante importante. Esses 12% vêm de uma base que já tinha crescido 12% no semestre anterior. Então, a gente está falando que o mercado deve crescer mais de R$ 60 bilhões em 2019″, afirma Souza.

Consumo online

 

Souza analisou a informação de consumo online no Brasil na comparação com outros 30 países. Ele afirma que são encontradas similaridades. Entre elas, a rota do consumidor entrando no e-commerce. “Geralmente, o consumidor começa a interagir com a transação de produtos online via entretenimento, ingressos de show, jogos etc”.

 

Na sequência, Souza explica que o consumidor começa a pensar em passagem aérea, hotéis… “E essa interação está muito mais no lazer e serviço. Até que, em algum momento, pela facilidade de comparação de preços, o consumdior vai para os produtos de bens duráveis, como TV e geladeira”, explica.

 

De acordo com o executivo da Nielsen, o consumidor está mais confiante nos meios de pagamento e mais acostumado com os produtos online. “O consumidor está passando por um processo de amadurecimento,mas ainda não são todos os brasileiros. A gente ainda vê muita gente em estágios diferentes”, afirma.

Ticket médio no e-commerce

 

O ticket médio está caindo, segundo detectou a Nielsen. Porém, Souza afirma que isso é natural que aconteça. “O consumidor está alternando — de bens duráveis, com valor mais caro, para compras mais frequentes, com valores mais baixos. Ou seja, é natural que o ticket médio fique mais baixo e não é um dado que preocupe”, explica.

 

Sobre a origem desse crescimento em um curto e médio prazos, Souza diz que o m-commerce tem um papel muito importante. “Cerca de 43% dos pedidos nesse primeiro semestre de 2019 já foram via mobile. Ou seja, cresce muito acima da média, porque as pessoas têm mais facilidade, mais acesso. Cerca de três anos atrás eram aproximadamente 23%.

 

Fonte: E-Commerce Brasil

 


Veja também

Black Friday 2019 pretende movimentar R$ 3,15 bilhões no comércio eletrônico

A Black Friday deste ano deve movimentar R$ 3,15 bilhões no comércio eletrônico brasileiro, o que re...

Veja mais
Black Friday: antes de mais nada priorize a reputação da sua empresa

Com um pouco menos de 40 dias para o fim de novembro, o período da Black Friday está cada vez mais pr&oacu...

Veja mais
Frete grátis e facilidades são desafios para e-commerce na Black Friday

A Black Friday, marcada para o dia 29 de novembro, deve movimentar R$ 3 bilhões no e-commerce. O aumento das vend...

Veja mais
Inteligência Artificial ajuda a indústria e o varejo para Black Friday

Na última sexta-feira do mês de novembro, dia 29, acontece a tão famosa Black Friday. Nos últ...

Veja mais
Intenção de compras de Natal na Internet supera preferência por lojas físicas

Pela primeira vez, a intenção de fazer compras de Natal pela Internet (54%) supera a preferência pel...

Veja mais
Pesquisa aponta aumento de 5% em interesse pela Black Friday

Maior número de lojas com promoções, mas média menor de descontos em relação a...

Veja mais
Black Friday 2019 acontece daqui a um mês; consumidor já deve pesquisar preços

Nas últimas quatro edições, a propaganda enganosa foi a principal queixa; data de promoç&oti...

Veja mais
Cresce para 21% o número de empresários que planejam aderir à Black Friday

Cada vez mais incorporada ao calendário de datas comemorativas do varejo nacional, a Black Friday deve mobilizar ...

Veja mais
Brasileiros não pretendem utilizar 13º salário na Black Friday, diz pesquisa

  A Black Friday é uma das datas mais esperadas pelos brasileiros e mais importantes para o e-commerce.&nbs...

Veja mais