Black Friday cresce nas lojas físicas

Leia em 3min 40s

A Black Friday acontece no próximo dia 29 de novembro e promete ajudar a incrementar a economia do País. Por aqui, a data é conhecida com propulsora das vendas digitais, e, mais recentemente, essas transações passaram a incorporar também os espaços das lojas físicas, que agora se integram às vendas do e-commerce. Em 2018, a intenção de compras na Black Friday, em porcentagem de consumidores, foi de 44,5% em lojas físicas e 55,5% pela internet.

 

Para este ano, a estimativa de intenção de compra na data é de 49,5% em lojas físicas e 50,5% pela internet, praticamente se igualando pela primeira vez, de acordo com levantamento da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic). A Região Metropolitana de Campinas (RMC) deve movimentar R$ 450 milhões nesta data.

 

A “Black Friday” ou “Sexta-feira Negra” foi criada nos Estados Unidos como preparação para as vendas de varejo de Natal, e acontece na quarta sexta-feira de novembro, um dia após o feriado de Ação de Graças. No Brasil, o evento teve início em 2010 e repete a atividade como naquele país.

 

Com um ticket médio de R$ 650 este ano, a Black Friday deverá movimentar R$ 3,5 bilhões com as vendas do e-commerce e de lojas físicas. No ano passado, o ticket médio ficou em R$ 595, e o e-commerce movimentou R$ 2,35 bilhões, e as lojas físicas R$ 750 milhões, perfazendo os R$ 3,1 bilhões esperados na Black Friday em 2018.

 

De uma forma geral, as vendas desta data, em especial, destacam-se pelos elevados descontos oferecidos pelas empresas participantes, que chegam a variar de 30% a 80%, o que obriga os consumidores a pesquisarem preços. Aproveitando a oportunidade, muitos consumidores antecipam suas compras de Natal.

 

RMC

 

Avaliação realizada pela Acic aponta que a movimentação em Campinas e Região deve chegar aos R$ 450 milhões, cerca de 30% a mais que em 2018, com 57% das vendas pelo digital, cerca de R$ 256 milhões, e R$ 194 milhões (43%) nas lojas físicas.

 

Campinas responde por 45% da movimentação da RMC, o equivalente a R$ 207 milhões. Esse incremento na economia promete ser um alívio e uma forma de tentar salvar o ano que teve a economia ainda morna, longe da recuperação e crescimentos prometidos.

Para a presidente da Acic, Adriana Flosi, a data representa mais uma excelente oportunidade de vendas para o comércio, que deve apostar em campanhas temáticas e promoções. "Os produtos mais procurados acompanharão os registrados no ano passado: smartphones, celulares, TVs, eletroeletrônicos, vestuário e calçados, passagens aéreas, e também livros e brinquedos" , complementa.

 

Ainda de acordo com a entidade, entre os destaques nas reclamações dos consumidores deverão permanecer: "propaganda enganosa" e "maquiagem de preços", que ainda lideram os principais motivos das queixas.

 

Brasil

 

A intenção de compras dos internautas brasileiros para a data neste ano aumentou 58% com relação ao ano passado, segundo pesquisa da Google, publicada no dia 8 de outubro. Pelo menos 69% dos consumidores já definiram o que vão comprar e só estão esperando a melhor oferta.

 

Pesquisa feita pelo Google mostrou que o comércio eletrônico no Brasil deve dobrar sua participação no faturamento do varejo até 2021, crescendo em média 12,4% ao ano. Isso aponta que as vendas deverão dobrar em cinco anos, chegando a R$ 85 bilhões.

A participação da RMC e de Campinas no e-commerce é de 18,5% da movimentação financeira nacional, bem como da movimentação dos pedidos.

 

Assim, em 2018, o e-commerce na RMC movimentou R$ 9,8 bi, e de Campinas cerca de R$ 5,1 bi, uma expansão de 12% sobre os R$ 8,8 bi de 2017. Para 2019, a expectativa é de um aumento de 15% sobre o faturamento de 2018 na RMC, podendo chegar aos R$ 11,3 bi, o que comprova a expansão do e-commerce na Região.

 

SERVIÇO

 

Edição Black Friday

Quando: de 29 de novembro a 1º de dezembro

Horários

Sexta: dia 29, das 10h às 23h

Sábado: dia 30, das 10h às 22h

Domingo: dia 1º, das 12h às 20h

 

Fonte: Correio Popular

 


Veja também

Black Friday: 42% dos consumidores buscam opções multicanais

Hoje, muitas marcas costumam trabalhar a Black Friday em conjunto com outras datas importantes do fim de ano, como Cyber...

Veja mais
E-commerce acelera e anima o varejo

Uma das certezas do varejo brasileiro é que o futuro está no e-commerce. Segundo o indicador Mastercard Sp...

Veja mais
Consumidores devem gastar até R$1.000 na Black Friday

A Black Friday vem crescendo em popularidade entre os brasileiros e está se tornando uma das datas de compras mai...

Veja mais
O amadurecimento do varejo e uma Black Friday como nunca se viu

Essa Black Friday será diferente de qualquer outra já realizada no Brasil. Isso é reflexo do amadur...

Veja mais
Black Friday: Por que o e-commerce deveria automatizar a gestão fiscal?

As lojas virtuais que não investem preventivamente em infraestrutura podem não suportar a demanda e deixar...

Veja mais
Amazon oferecerá entrega gratuita de supermercado

Isso eliminará a taxa mensal de US$ 14,99 que os membros do Prime pagam atualmente pelo Amazon Fresh. No site da ...

Veja mais
Fluxo de pessoas nas lojas deve ser 87% maior na Black Friday

A gradual progressão da economia brasileira vem contribuindo para uma pequena recuperação da confia...

Veja mais
E-commerce não para de crescer e deve representar R$ 60 bi em 2019, diz Nielsen

Qual o tamanho do mercado de e-commerce? O crescimento do setor no Brasil tem chamado atenção, tanto que u...

Veja mais
Black Friday 2019 pretende movimentar R$ 3,15 bilhões no comércio eletrônico

A Black Friday deste ano deve movimentar R$ 3,15 bilhões no comércio eletrônico brasileiro, o que re...

Veja mais