Aplicativos de supermercado e programas de fidelidade crescem

Leia em 2min 10s

A conveniência e a praticidade de fazer compras de supermercado online vêm crescendo entre os brasileiros. De acordo com o estudo da empresa de pesquisa de mercado CVA Solutions Varejo Alimentar, 20% dos consumidores brasileiros fazem compras por meio de aplicativos de supermercados. Isso representa um grande crescimento, pois em 2017 o percentual era de menos de 10%. A avaliação do setor por apps vem crescendo, estando em 8, 51, décimo lugar entre 50 segmentos pesquisados. Em 2018, a nota era 8,39.

 

As bandeiras Atacadão e Assaí, pertencentes ao Carrefour e ao GPA, lideram no quesito Força da Marca, com 14,6% e 8,8%, respectivamente. Os dois perderam alguns percentuais de força, fazendo com que outras marcas melhorassem sua posição, como Extra, que passou para 4,1% e chegou ao terceiro lugar. Walmart e Carrefour estão na quarta e quinta posições, respectivamente.

 

Outras empresas como o Maxxi, pertencente ao Big, se destacam em Valor Percebido, categoria que avalia o custo-benefício, juntamente com redes regionais como Bourbon, Savegnago e Guanabara.

 

“Os aplicativos são importantes instrumentos de fidelização e os atacarejos ainda não estão explorando essa oportunidade. Eles têm que ter aplicativos e também programas de recompensa. É claro que o varejo físico pode oferecer uma experiência de compra superior”, disse Sandro Cimatti, sócio-diretor da CVA Solutions.

 

O uso de aplicativos de entrega também vem crescendo entre os brasileiros. O percentual de pessoas que usam um app para entrega passou de 9,9% em 2017 para 20,1% em 2019. Entre os aplicativos escolhidos, os de supermercados mantém a liderança, com 78,2% da preferência. Desses, 54,4% usam o aplicativo do supermercado onde mais compram e outros 23,8% de outras redes. 

Já entre outros aplicativos, o Rappi é o preferido, com 8,6% da utilização, seguido por Buscapé Mobile, Meu Carrinho, James Delivery, entre outros.

 

As compras realizadas pelo e-commerce permanecem no mesmo patamar, já que cerca de 27% dos consumidores já fazem compras de supermercado online. O site mais utilizado é o da bandeira Extra, seguido por Carrefour e Pão de Açúcar, respectivamente.

 

25% das pessoas já participam de algum programa de fidelidade. O preferido é o da rede Pão de Açúcar, chamado Cliente Mais, que tem 73,4% da preferência. “Fidelizar o consumidor com programas, incentivar o uso de aplicativos com descontos e acúmulos de pontos, realizar o envio de e-mail marketing com promoções e ofertas direcionadas e personalizadas são muito eficientes. E os atacarejos precisam explorar essa oportunidade”, disse Cimatti.

 

Fonte: Mercado e Consumo


Veja também

Cyber Monday: varejo mantém ofertas para escoar estoques da Black Friday

Quem não conseguiu aproveitar a Black Friday, na última sexta-feira, ainda tem chances de conseguir os des...

Veja mais
Varejo on-line fatura R$ 3,2 bilhões na Black Friday e cresce 23,6%, diz Ebit

As vendas on-line deste ano na Black Friday somaram R$ 3,2 bilhões e avançaram 23,6% na comparaç&at...

Veja mais
Black Friday deve movimentar R$ 3,5 bi no comércio eletrônico

  Em entrevista ao programa Revista Brasil, André Dias, diretor executivo do Compre&Confie, empresa de ...

Veja mais
E-commerces devem investir em experiência de pagamento na Black Friday

Estima-se que as vendas no e-commerce brasileiro, durante a Black Friday deste ano, faturem R$ 3,45 bilhões. Este...

Veja mais
Serviço de ‘clique e retire’ de lojas reduz custo da compra online

Comprar pela internet é ótimo até o produto demorar dias, semanas para chegar e, quando chega, voc&...

Veja mais
Black Friday: vendas por comércio eletrônico se equiparam às de lojas

  As vendas por meio de comércio eletrônico (e-commerce) da Black Friday devem, pela primeira vez, es...

Veja mais
95% dos brasileiros que compram on-line usam marketplace, diz estudo

Os marketplaces, sites de comércio eletrônico que facilitam a compra de muitas fontes diferentes, dominam o...

Veja mais
Cresce uso dos assistentes de voz para fazer compras online

Os assistentes de voz inteligentes chegaram ao mercado e mudaram a forma como as pessoas interagem com aparelhos digitai...

Veja mais
Aplicativo proporciona economia de tempo ao fazer compras em supermercados

Há três meses, o analista de sistemas Daniel Vieira, 37, passou a fazer compras no Centerbox Supermercados ...

Veja mais