O Comitê Eficiência Operacional da ABRAS traz uma nova estrutura de alavancas para dar continuidade aos diversos temas que vem sendo trabalhado pelos membros do Comitê no último biênio, como prazo de validade, inventários, doações, dentre outros indicadores que impactam os resultados das empresas.
Com essa proposta, foram acrescentadas mais quatro alavancas para abarcar o contexto da eficiência de forma ampla e contemplar as diversas áreas das empresas.
À frente da alavanca Quebra Operacional – que conduz temas como Prazo de Validade – está Samuel Peixoto, da Associação Mineira de Supermercados – AMIS e Diretor Administrativo e Financeiro do Panelão.
Em Desvio Operacional – que trata de indicadores de furtos internos, externos e desvio de fornecedores – está Antônio Andrade, da Associação Cearense de Supermercados – ACESU e Gerente de Prevenção de Perdas do Nidobox.
Na Alanca Administrativo – que afere indicadores como erro de inventários – assumi Priscila Medeiros, Gerente de Proteção do Lucro do Grupo Enxuto.
As novas alavancas são:
Quebra Financeira que será coordenada por Flávia Borges, Gerente Administrativo e Controladoria do J. Pavani e tem entre os seus indicadores os roubos e furtos de não produtos;
Gestão de Estoques que será liderada por Sérgio Prazeres da Associação Paranaense de Supermercados – APRAS e Gerente de Conformidade do Grupo Amigão. Esse indicador irá tratar inicialmente de checklist de melhores práticas de gestão de estoques.
Gestão de Riscos sob a coordenação de Elizeu Lucena, Diretor de Gestão de Riscos e Crises do Carrefour. São destaques na alavanca os riscos, como identificação e tratamento deles.
Alavanca Processos será conduzida por Ederson Alves da Associação Catarinense de Supermercados – ACATS e Gerente de Prevenção de Perdas De Angelina. Nela estão o desenvolvimento de processo, checklist, melhores práticas.
Além das nova alancas, o Comitê passa a contar com mantenedores, como Sesame e Nextop.
A nova linha de trabalho inclui o desenvolvimento de metodologias e processos para que todas as empresas do setor possam melhor aferir os seus indicadores.
A nova estrutura com seus respectivos coordenadores foi apresentada ontem (29/08) na reunião ordinária do Comitê Eficiência Operacional.