Nielsen divulga dinâmica das promoções no varejo na Convenção ABRAS

Leia em 2min 20s

 
 
Em 2017, o aumento das vendas por meio da redução temporária de preço ocorreu em todos os mercados auditados pela Nielsen. Entretanto, o consumidor tem a percepção dessa realidade em menor proporção, ou seja, compraria o produto mesmo não sendo subsidiado, de acordo com estudo apresentado hoje (19)  pela consultora de Tendências de Varejo da Nielsen, Ana Szasz, em coletiva de imprensa, na Convenção ABRAS, no Rio de Janeiro.

 

 

 

Dentre as categorias que aumentaram importância de redução de preço no ano passado, estão:

 

Commodities – 100%

Perecíveis – 100%

Mercearia – 78,6%

Bebidas – 71,4%

Higiene e beleza – 80,4%

Limpeza – 75,8%

 

Das categorias pesquisadas pela Nielsen, 72,1% das que tiveram desconto de preço geraram vendas incrementais. E 36% das categorias que tiveram desconto de preço teriam quedas nas vendas se não fosse pela ações promocionais. Diante deste cenário, tanto a indústria quanto o varejo devem considerar alguns pontos importantes para uma boa execução, de acordo com a Nielsen, aplicando a promoção na medida certa:

 

Duração: períodos muito longos de desconto do item podem efetivamente perder o efeito para o shopper.

 

Espaçamento: frequência em que o shopper encontra o item com desconto gera o efeito surpresa. Descontos não podem ficar “batidos”.

 

Profundidade: a profundidade ou tamanho do desconto do item está ligada à margem de contribuição e pode atrair os shoppers. 

 

O estudo da Nielsen também verificou os períodos sazonais como oportunidades para impulsionar as vendas promocionadas em algumas categorias chave. A semana black friday correspondeu a 2,8% das vendas de 2017, as categorias que mais impulsionaram vendas na data foram:

 

Autosserviço: cervejas, celulares, televisores, refrigerantes e leite asséptico.

 

Acarejo: cervejas, refrigerantes, bolachas, óleo e arroz.

 

Convenção ABRAS

A 52ª edição da Convenção ABRAS acontece de 19 a 21 de março, no Riocentro, Rio de Janeiro. O evento, considerado um dos maiores encontros de líderes supermercadistas do Brasil, traz o tema "ABRAS Essencial", e debaterá a essencialidade do setor supermercadista no País. A programação inclui palestras nacionais e internacionais, Bloco do Conhecimento, além da ABRASTECH - Feira e Exposição de Tecnologia, com tendências e soluções para o autosserviço.

Este ano, a Convenção ABRAS será realizada em parceria com a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), durante a 30ª edição da Super Rio Expofood.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Nielsen/ABRAS

 

 


Veja também

Abilio Diniz abre Convenção ABRAS e fala sobre tendências do varejo

Wagner Hilário, Rio de Janeiro       A Convenção Abras...

Veja mais
Kantar Worldpanel: gastos das famílias superaram a renda em 2017

  Pelo segundo ano consecutivo, os gastos das famílias superaram a renda, de acor...

Veja mais
Produtos da cesta básica devem subir acima do IPCA em 2018

       O ano de 2017 fechou com uma queda acentuada nos principais produtos que...

Veja mais
Supermercadistas estão mais confiantes em relação à macroeconomia

O otimismo dos empresários do autosserviço continua crescente em relação ao cenário m...

Veja mais
ABRAS: setor supermercadista fatura R$ 353,2 bilhões em 2017

    O setor supermercadista brasileiro registrou faturamento de R$ 353,2 bilhões em 20...

Veja mais
Grandes nomes do setor debatem os desafios e tendências na 30ª Super Rio Expofood

Grandes nomes do varejo nacional estarão na 30ª Super Rio Expofood, a segunda maior feira de negócios...

Veja mais
Fórum de Prevenção de Perdas da AMIS aponta desafios e perspectivas

5º Fórum de Prevenção de Perdas    Superintendente da (ABRAS), M...

Veja mais
ABRAS divulga faturamento das maiores empresas supermercadistas do País

   Última edição da coletiva da Convenção ABRAS, realizada em 20...

Veja mais
Convenção ABRAS 2018 no Riocentro

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) completa 50 anos este ano e promete realizar o maior enco...

Veja mais