|
Porém, alguns produtos, como feijão, por exemplo, caiu 39,2%, a maior queda, seguido pelo arroz, -20,2%, e o açúcar -17,0%. Isso fez com que o preço do Prato Feito do brasileiro, o famoso PF, composto por arroz, feijão, batata, tomate e bife (carne ou frango), tenha tido uma queda de 14,3% em 2017.
Para Marco Aurélio Lima, diretor da GfK e coordenador da análise, a principal justificativa para este desempenho negativo foi a forte deflação em alguns produtos. “Em certos casos, voltamos aos preços praticados em 2015. A safra recorde de 2016/17 gerou uma grande oferta de produtos no mercado. Isso fará com que haja uma tendência de recuperação um pouco acima da inflação, ao longo de 2018, naqueles produtos com perdas maiores”, observa Lima.
Ainda na opinião do executivo, este efeito deverá acontecer em todas as macrorregiões do País. “Existem produtos com grande possibilidade de subirem bem acima da inflação para recuperarem as margens que ficaram comprometidas. É o caso do leite e seus derivados, por exemplo. Outros, como o feijão, que sofreu uma queda muito expressiva, também devem ter um aumento maior”, prevê Lima.
De acordo com o estudo, o preço médio do PF no País caiu 8,5% em 2017 e abriu 2018 em R$ 7,58. A Região Norte registrou o preço mais alto do Brasil, chegando a R$ 9,72; e a que teve o valor mais baixo foi a Sudeste com R$ 6,64. “O prato feito do brasileiro deve subir um pouco acima da inflação, muito puxado por uma recuperação nos preços das carnes, que também registraram quedas acentuadas em 2017”, afirma o executivo.
Além disso, destacamos o preço do PF Caseiro na Grande RJ, que foi de R$ 5,97 em janeiro, um valor bem abaixo da média nacional.
Convenção ABRAS
A 52ª edição da Convenção ABRAS acontece de 19 a 21 de março, no Riocentro, Rio de Janeiro. O evento, considerado um dos maiores encontros de líderes supermercadistas do Brasil, traz o tema "ABRAS Essencial", e debaterá a essencialidade do setor supermercadista no País. A programação inclui palestras nacionais e internacionais, Bloco do Conhecimento, além da ABRASTECH - Feira e Exposição de Tecnologia, com tendências e soluções para o autosserviço.
Este ano, a Convenção ABRAS será realizada em parceria com a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), durante a 30ª edição da Super Rio Expofood.
Fonte: Assessoria de Comunicação da GfK/ABRAS