Dentre as categorias que aumentaram importância de redução de preço no ano passado, estão:
Commodities – 100%
Perecíveis – 100%
Mercearia – 78,6%
Bebidas – 71,4%
Higiene e beleza – 80,4%
Limpeza – 75,8%
Das categorias pesquisadas pela Nielsen, 72,1% das que tiveram desconto de preço geraram vendas incrementais. E 36% das categorias que tiveram desconto de preço teriam quedas nas vendas se não fosse pela ações promocionais. Diante deste cenário, tanto a indústria quanto o varejo devem considerar alguns pontos importantes para uma boa execução, de acordo com a Nielsen, aplicando a promoção na medida certa:
Duração: períodos muito longos de desconto do item podem efetivamente perder o efeito para o shopper.
Espaçamento: frequência em que o shopper encontra o item com desconto gera o efeito surpresa. Descontos não podem ficar “batidos”.
Profundidade: a profundidade ou tamanho do desconto do item está ligada à margem de contribuição e pode atrair os shoppers.
O estudo da Nielsen também verificou os períodos sazonais como oportunidades para impulsionar as vendas promocionadas em algumas categorias chave. A semana black friday correspondeu a 2,8% das vendas de 2017, as categorias que mais impulsionaram vendas na data foram:
Autosserviço: cervejas, celulares, televisores, refrigerantes e leite asséptico.
Acarejo: cervejas, refrigerantes, bolachas, óleo e arroz.
Convenção ABRAS
A 52ª edição da Convenção ABRAS acontece de 19 a 21 de março, no Riocentro, Rio de Janeiro. O evento, considerado um dos maiores encontros de líderes supermercadistas do Brasil, traz o tema "ABRAS Essencial", e debaterá a essencialidade do setor supermercadista no País. A programação inclui palestras nacionais e internacionais, Bloco do Conhecimento, além da ABRASTECH - Feira e Exposição de Tecnologia, com tendências e soluções para o autosserviço.
Este ano, a Convenção ABRAS será realizada em parceria com a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), durante a 30ª edição da Super Rio Expofood.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Nielsen/ABRAS