Kantar Worldpanel: gastos das famílias superaram a renda em 2017

Leia em 3min 10s

 

Pelo segundo ano consecutivo, os gastos das famílias superaram a renda, de acordo com pesquisa divulgada hoje (19), pela diretora da Kantar WordPanel, Christine Pereira, durante coletiva de imprensa, na 52ª edição da Convenção ABRAS, no Rio de Janeiro. Em 2017, metade dos lares brasileiros gastou acima do que ganhava.

 

O ano de 2015 foi o pior ponto para o consumo domiciliar de alimentos, bebidas, higiene pessoal e limpeza. Em 2016 e 2017, houve lenta recuperação, mas ainda insuficiente para retornar aos patamares de 2014. De acordo com estudo da Kantar Worldpanel, uma das mudanças estabelecidas é que o processo de comprar é cada vez menos linear, mais interativo e mais multimeio. Além das tradicionais visitas aos pontos de venda, o comprador trava contato com posts e fotos nas redes sociais, vídeos, compartilhamento de links, depoimentos e compras on-line, entre outras possibilidades virtuais.

 

Com essa multiplicidade de possibilidades a que têm acesso, os shoppers visitam mais canais de compra. Em 2017, eles compraram em sete canais diferentes – foram cinco em 2013 –, porém, o valor gasto em cada um deles é cada vez menor, inclusive nos canais que ganham clientes.  De acordo com Christine, os dados mostram como a vida cada vez mais conectada, com excesso de informações, e a busca por simplificação no dia a dia, bem como o bolso apertado, estão transformando a forma de comprar do consumidor brasileiro.

 

 

De acordo com o levantamento da Kantar Worldpanel, nesse cenário nacional de tênue recuperação econômica, os shoppers estão fazendo escolhas mais inteligentes, em busca de eficiência e economia. Então, têm valorizado as moedas “dinheiro” e “tempo”. Assim, embora haja uma frequência menor de ida dos shoppers aos pontos de venda, eles levam mais produtos a cada visita, incluindo itens de categorias práticas e simples: em 2017, o pão industrializado e a batata congelada foram parar em mais de 1 milhão de novos lares brasileiros. 

 

Para economizar, os brasileiros cada vez mais recorrem ao atacarejo (atacadistas que vendem produtos ao consumidor final), visando pagar mais barato sobretudo em itens de limpeza, commodities e mercearia salgada. Em 2017, esse canal de compra aumentou a penetração em 1,3 ponto percentual, crescendo 12% no volume comercializado.

 

Também houve grande aumento na procura por produtos em promoção e de embalagens de menor desembolso ou econômicas: o volume comprado detergente em pó de dois quilos aumentou 33%, enquanto o da manteiga de 500 gramas subiu 28%.

 

O estudo da Kantar Worldpanel aponta ainda que houve uma maior procura pelas farmácias e supermercados de vizinhança, um indicador de que os consumidores têm preferido comprar em estabelecimentos perto de casa ou do trabalho por comodidade e simplificação do dia a dia.

 

Convenção ABRAS

 

A 52ª edição da Convenção ABRAS acontece de 19 a 21 de março, no Riocentro, Rio de Janeiro. O evento, considerado um dos maiores encontros de líderes supermercadistas do Brasil, traz o tema "ABRAS Essencial", e debaterá a essencialidade do setor supermercadista no País. A programação inclui palestras nacionais e internacionais, Bloco do Conhecimento, além da ABRASTECH - Feira e Exposição de Tecnologia, com tendências e soluções para o autosserviço.

Este ano, a Convenção ABRAS será realizada em parceria com a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), durante a 30ª edição da Super Rio Expofood.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Kantar Worldpanel/ ABRAS

 


Veja também

Abilio Diniz abre Convenção ABRAS e fala sobre tendências do varejo

Wagner Hilário, Rio de Janeiro       A Convenção Abras...

Veja mais
Nielsen divulga dinâmica das promoções no varejo na Convenção ABRAS

    Em 2017, o aumento das vendas por meio da redução temporária de pre&c...

Veja mais
Produtos da cesta básica devem subir acima do IPCA em 2018

       O ano de 2017 fechou com uma queda acentuada nos principais produtos que...

Veja mais
Supermercadistas estão mais confiantes em relação à macroeconomia

O otimismo dos empresários do autosserviço continua crescente em relação ao cenário m...

Veja mais
ABRAS: setor supermercadista fatura R$ 353,2 bilhões em 2017

    O setor supermercadista brasileiro registrou faturamento de R$ 353,2 bilhões em 20...

Veja mais
Grandes nomes do setor debatem os desafios e tendências na 30ª Super Rio Expofood

Grandes nomes do varejo nacional estarão na 30ª Super Rio Expofood, a segunda maior feira de negócios...

Veja mais
Fórum de Prevenção de Perdas da AMIS aponta desafios e perspectivas

5º Fórum de Prevenção de Perdas    Superintendente da (ABRAS), M...

Veja mais
ABRAS divulga faturamento das maiores empresas supermercadistas do País

   Última edição da coletiva da Convenção ABRAS, realizada em 20...

Veja mais
Convenção ABRAS 2018 no Riocentro

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) completa 50 anos este ano e promete realizar o maior enco...

Veja mais