Presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto
| |
Presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz
Cerimônia de abertura da 52ª Convenção ABRAS
|
Sanzovo falou das perspectivas do setor supermercadista para 2018, que espera crescimento real de 3%, e do trabalho da ABRAS com a UNECS para melhorar o setor de comércio e serviços no País. “Estamos trabalhando em importantes demandas, que se forem aprovadas, nos trarão grandes benefícios, como a permissão para que os supermercados voltem a comercializar medicamentos isentos de prescrição médica, precisamos também de uma convergência da reforma fiscal e tributária, e de uma redução forte do spread bancário.”
A Convenção ABRAS 2018, que acontece até o dia 21/3, é realizada em parceria com a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), durante a 30ª edição da Super Rio Expofood. Na cerimônia, o presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, falou da parceria e da volta da Convenção à capital fluminense, que já abrigou o evento por muitos anos. “Agradeço ao presidente João Sanzovo por abraçar esse projeto de unir forças em prol desses dois grandes eventos, que são tão importantes para o Rio de Janeiro e para os supermercadistas do País. Ser forte é ter a oportunidade de desenvolver o nosso setor, que é um dos mais pujantes da economia brasileira.”
A solenidade contou com mais de 600 pessoas, entre empresários e executivos do autosserviço brasileiro. Participaram da cerimônia o ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun, o ministro do Desenvolvimento Social, Omar Terra, e os deputados federais Efraim Filho (DEM), que é também presidente da Câmara, e Hildo Rocha, procurador-geral da Câmara, além do presidente Nacional do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, e do Coordenador da União Nacional das entidades de Comércio e Serviços (UNECS), Paulo Solmucci, que é também presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL).
Em pronunciamento no evento, Marun ressaltou a melhoria da economia no último ano, com inflação e juros mais baixos, e falou da importância da reforma trabalhista para o setor de comércio e serviços. Ele também aproveitou a oportunidade para pedir o apoio dos empresários a reforma da Previdência. “O Brasil precisa urgente de mudanças no sistema previdenciário, que se tornou insustentável.”
Progredir
Durante a solenidade a ABRAS formalizou o apoio ao Plano Progredir, com o ministro do desenvolvimento Social, Osmar Terra. Lançado em 26 de setembro de 2017, o objetivo é facilitar o acesso das pessoas de baixa renda, que fazem parte do bolsa família, às oportunidades de qualificação, emprego e renda. A ABRAS e as entidades que compõem a UNECS estão ajudando o ministério no fomento de ofertas de vagas de emprego. (Clique aqui e veja mais).
Em seu pronunciamento, o ministro celebrou a parceria e destacou que, mesmo em fase inicial, o Plano Progredir tem apresentado bons resultados. “Já contamos com mais de 20 mil currículos cadastrados.”
UNECS
No evento também foi assinado pelo coordenador da UNECS, Paulo Solmucci, e pelo presidente nacional do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, um protocolo de intenções para melhoria do ambiente de negócios no Brasil. “A modernização do País é fundamental, a burocracia impede o nosso desenvolvimento. Precisamos de um Brasil mais simplificado e mais livre”, ressaltou Domingos.
Na oportunidade, Paulo Solmucci destacou o protocolo como um importante passo para o setor de comércio e serviços, e falou ainda do tema da Convenção 2018, ABRAS Essencial. “Muito oportuno esse assunto no momento. Os supermercados são essenciais para a sociedade, e a ABRAS é essencial para os supermercadistas”
Tecnologia
Também na solenidade de abertura da Convenção, o presidente João Sanzovo e o diretor comercial da Unilever, Júlio Campos, patrocinadora diamante da Convenção 2018, formalizaram uma parceria com a ABRAS na plataforma de comércio eletrônico “Meu mercado em casa”, que irá melhorar as experiências digitais de consumidores e supermercadistas.
“O mundo omnichannel tem a possibilidade de democratizar a tecnologia para fazer um varejo mais preparado e eficiente para atender o consumidor”, declarou Campos.
A cerimônia contou ainda com as presenças do Secretário substituto de Comércio e Serviços, Douglas Finardi Ferreira, presidente da Associação Brasileira de Atacadista e Distribuidores (ABAD), Emerson Destro, o presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresarias do Brasil (CACB), George Pinheiro, e o presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (ALSHOP), NabilSahyoun.
A cobertura completa da Convenção ABRAS 2018 será publicada na edição de abril da revista SuperHiper.
Natália Lima, do Rio de Janeiro
Clique aqui e confira publicações da Convenção ABRAS 2018.