Ingredientes da caipirinha sobem 51,7%

Leia em 1min 40s

Alguns itens, como o açúcar refinado e a aguardente, tiveram alta nos preços de mais de 50%

 

Apreciar uma caipirinha dentro de casa está custando mais caro ao consumidor. Levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que os ingredientes usados no preparo da bebida que é símbolo de brasilidade estão com os preços mais elevados do que a média da inflação no varejo.

 

De acordo com a FGV, a inflação acumulada em 12 meses até janeiro de limão, açúcar refinado, e aguardente de cana é de 51,78% — onze vezes acima da taxa de inflação média no período, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor — IPC (4,42%).

 

A pesquisa envolve produtos comprados pelo consumidor para elaboração própria da bebida, ou seja, não mensura o impacto do aumento no preço da bebida em bares e restaurantes.

 

Em alta

 

A fundação destacou que, entre os ingredientes, a maior taxa de elevação de preços no período é a do açúcar refinado (69,81%); seguida por aguardente de cana (17,94%) e limão (8,93%).

 

Essa não é a primeira vez que a FGV faz este tipo de levantamento: em setembro do ano passado, a instituição constatou que, somente em São Paulo, para fazer uma caipirinha em casa, o paulistano estaria gastando, em média, 40% a mais na compra dos ingredientes do que gastava no ano passado.

 

O economista da FGV e responsável pelo levantamento, André Braz, comentou que o calor excessivo nos últimos meses deve ter contribuído para o aumento de consumo da bebida, bem como dos produtos usados em sua elaboração.

 

Ele observou que a alta na procura deve ser ainda mais intensa nas próximas semanas, devido ao Carnaval. “Provavelmente teremos um aumento na procura e assim uma redução na oferta, levando a novos aumentos de preços (nos produtos)”, comentou. (Da Agência Estado)

 


Veículo: Correio Popular - Campinas


Veja também

Coca-Cola aumenta aposta no Brasil

Empresa quer crescer na classe C e em produtos não-carbonatados   Com os investimentos de R$ 2 bilhõ...

Veja mais
Coca-Cola anuncia investimento de R$ 2 bilhões no Brasil em 2010

Filial brasileira cresce 4%, mas perde para China posto de 3º maior mercado   A Coca-Cola vai investir R$ 2 ...

Veja mais
R$ 11 bi em investimentos

A Coca-Cola Brasil, que ao elevar em 8% o volume de vendas no último trimestre do ano passado superou o desempenh...

Veja mais
AmBev sofre nova derrota em discussão judicial com investidor

Ministro do STJ mantém decisão que causa prejuízo de US$ 500 milhões à companhia &nb...

Veja mais
Kirin planeja crescer fora do Japão

A Kirin Holdings, maior cervejeira do Japão, planeja acelerar a expansão internacional depois que fracassa...

Veja mais
Coca-Cola negocia venda de 60% da Norsa ao Grupo Jereissati

Após algumas tentativas, a Coca-Cola Brasil voltou a negociar com o senador Tasso Jereissati (PMDB-CE) a venda do...

Veja mais
Branco premiado

Aguardado pelos fiéis consumidores, o vinho chileno Quebrada Seca Chardonnay 2007 chegou na Enoteca Fasano. "&Eac...

Veja mais
O último litrão

Um ano e meio depois da AmBev e quatros meses após Schincariol e Petrópolis, a Femsa Cerveja Brasil lan&cc...

Veja mais
Kirin e Suntory abandonam acordo de fusão no Japão

As fabricantes de bebidas japonesas Kirin Holdings e Suntory Holdings desistiram ontem de seus planos ambiciosos para se...

Veja mais