Dobra ágio da soja com novo hábito alimentar

Leia em 1min 20s

Enquanto os concentrados perderam espaço neste ano, os sucos prontos cresceram, com destaque para os feitos à base de soja. De acordo com levantamento da Nielsen, no primeiro semestre deste ano, os brasileiros consumiram 19,25% mais suco à base de soja. "Houve um recuo no preço desse produto de 4,7%, porque há no mercado muitas marcas concorrendo", explica Juliana Carnicelli, coordenadora de consultoria analítica da Nielsen.

 

O resultado é que as indústrias de alimentação estão pagando mais pela soja não-transgênica e com características específicas para esse setor. "Até então, o prêmio para esse grão era de 5% em comparação com o não-rastreado. Este ano, esse ágio está em 10%", diz Daniele Sabatke, diretora da Granex, empresa especializada em segregação de grãos. Segundo ela, isso se deve a uma menor oferta de grãos não-transgênicos e segregados no País. "Esse mercado está ficando cada vez mais específico, mais especializado", diz a diretora da Granex, que neste ano obteve certificação internacional em segregação de soja.

 

Ela explica que essa soja tem aspecto mais claro e maior teor de proteína para atender a demanda desse tipo de indústria. O teor protéico é de 40%, ante os 20% da soja destinada às indústrias tradicionais de farelo e óleo. "Isso exige cuidados no plantio, na colheita, com limpeza de maquinário, no transporte e, principalmente, na armazenagem", detalha a diretora da Granex.

 

A estimativa é que no Brasil sejam movimentados 6 milhões de toneladas de soja rastreada, equivalente a 10% da produção nacional, que deve ser um pouco acima de 60 milhões de toneladas nesta safra.

 

Veículo: Gazeta Mercantil


Veja também

Queda do consumo afeta indústria

O mercado de suco de laranja não anda dos melhores para indústrias. Desde o início deste mês,...

Veja mais
Divinópolis abrigará centro distribuidor da Coca-Cola Femsa

Galpão, ampliado, sediava a fábrica da Kaiser.    Com o objetivo de incrementar a distribui&c...

Veja mais
Adega alternativa

A rede Imperatriz de supermercados, que reforçou as adegas de vinhos das suas lojas, oferece aos clientes um serv...

Veja mais
Absolut Brasil

A vodca Absolut, adquirida pela multinacional francesa Pernod Ricard em julho, passa a ser distribuída no Brasil ...

Veja mais
Elegância israelense

- Tishbi Cabernet Petite Syrah 2006, Baixa Galiléia/Monte Carmel. A família Tishbi tem antiga ligaç...

Veja mais
Vinhedos de Israel já equivalem a 15% de Borgonha

Vinho tem muita importância para os judeus. Um primeiro exemplo de como o nobre fermentado faz parte da cultura ju...

Veja mais
Refrigerantes Convenção

A Refrigerantes Convenção lança a linha Zero Con com dois sabores Cola e Guaraná, dispon&iac...

Veja mais
Idade

A Brahma completa 120 anos neste mês e lança uma edição limitada da lata e da garrafa.  ...

Veja mais
Reprises no copo

É temporada de revival na indústria gaúcha de bebidas.   Duas marcas tradicionais estã...

Veja mais