Cerveja: Com retração no Japão, Sapporo quer comprar marca nos EUA

Leia em 2min 40s

A Sappo Holdings, parcialmente controlada pelo fundo de hedge americano Steel Partners, está em negociações com pelo menos duas companhias para a compra de uma marca de cerveja nos Estados Unidos com o objetivo de aumentar suas vendas internacionais em meio à queda da demanda doméstica.

 

"Queremos uma marca reconhecida", disse ontem Yoshiyuki Mochida, diretor-administrativo das operações internacionais da Sapporo. "Queremos outra marca na América do Norte" além da Sapporo e da Sleeman Breweries do Canadá, disse ele, sem revelar os nomes das "duas ou três companhias" com as quais a cervejaria está negociando, ou quanto está disposta a pagar.

 

A Sapporo, controlada em 18% pela Steel Partners de Warren Leichtenstein, separou 65 bilhões de ienes (US$ 731 milhões) para financiar sua estratégia de crescimento, que inclui a compra de concorrentes, no período de dois anos que se encerra em dezembro de 2011. As fabricantes de bebidas japonesas estão fazendo aquisições e formando parcerias para reforçar os lucros, uma vez que o encolhimento da população vem afetando a demanda no Japão.

 

A quarta maior fabricante de cerveja do Japão começou a se aproximar de outras empresas no ano passado, segundo informou Mochida na sede da Sapporo em Tóquio. A cervejaria é a 17ª do mercado americano, com uma participação de 0,1% no ano passado, comparado aos 50,5% da Anheuser-Busch InBev, fabricante da cerveja Budweiser, e 17,6% da SABMiller, segundo a firma de pesquisas de mercado Euromonitor International. Segundo Mochida, a Sapporo vende cerca de 3 milhões de caixas por ano nos EUA.

 

O maior mercado da Sapporo nos EUA é a Califórnia, segundo o porta-voz Tatsuya Komatsu. As vendas da Sapporo nos EUA, que captou 12 bilhões de ienes em sua primeira emissão de bônus em três anos, cresceram cerca de 20% nos primeiros seis meses do ano.

 

"A demanda por cerveja está se recuperando" depois que a crise financeira enfraqueceu o consumo nos restaurantes japoneses em 2009, disse Mochida. "A aquisição de uma marca seria bom para a Sapporo, uma vez que aumentaria seu foco no segmento premium na América do Norte", disse Kenzo Sato, analista da Toward the Infinite World. "A América do Norte e o Sudeste da Ásia são as únicas regiões onde a Sapporo pode crescer, uma vez que a companhia não tem força suficiente para ampliar seus negócios na China."

 

Os maiores concorrentes da Sapporo também estão crescendo fora do Japão. A Kirin Holdings Co., a maior fabricante de cerveja do país, gastou cerca de US$ 7 bilhões em aquisições internacionais nos últimos três anos, que incluíram a Lion Nathan da Australia, que teve o capital fechado.

 

Mochida descartou a possibilidade de aquisições de grandes marcas, como a Budweiser da AB InBev e a Miller da SABMiller. Os fabricantes japoneses de cerveja disseram em 12 de julho que as vendas de cerveja no Japão nos primeiros seis meses do ano caíram 4,5%, para o menor nível desde que elas começaram a monitorar os dados em 1992.(Tradução de Mario Zamarian)
 

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Nestlé retira anúncio de probiótico

A Nestlé SA concordou em deixar de reivindicar benefícios à saúde nos anúncios da sua...

Veja mais
Sagatiba Velha Esplêndida

O dia dos Pais está chegando e para homenagear uma pessoa tão especial, a cachaça Premium Sagatiba ...

Veja mais
Brasil coloca oito vinhos na lista dos 10 melhores "merlot" do mundo

Competição que decorreu em Londres incluía o vinho português Capucho Merlot Ribatejo 2004, qu...

Veja mais
Petrópolis lança segunda cerveja premium da parceria com a alemã Weltenburger

Chega neste mês ao mercado brasileiro a bebida premium Kloster Anno 1050, fabricada pelo Grupo Petrópolis n...

Veja mais
Fabricantes pedem fim de taxa de fiscalização à Receita

Bebidas: Fisco recolhe R$ 0,03 sobre cada embalagem produzida no país   Dirigentes de 96 fábricas d...

Veja mais
Decisão abre caminho para compra da Modelo

O Grupo Modelo, maior cervejaria do México, perdeu o processo de arbitragem que movia contra seu sócio, a ...

Veja mais
O vinicultor que deu status à Espanha

Muitos conhecedores de vinho já ouviram falar do "Julgamento de Paris", a competição em 1976 em que...

Veja mais
Uma tubaína com ambições de Coca-Cola

Depois de perder espaço no mercado, fabricantes regionais de refrigerante se unem para criar a concorrente Ice Co...

Veja mais
A Bud vem aí

A AmBev prepara para 2010 o lançamento no Brasil da Budweiser, a cerveja mais vendida do mundo, que passa a ser f...

Veja mais