A Nestlé SA concordou em deixar de reivindicar benefícios à saúde nos anúncios da sua bebida Boost Kid Essentials, de acordo com a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês).
O acordo é o primeiro relacionado à propaganda dos alimentos chamados probióticos, produzidos a partir de bactérias que costumam ser encontradas no intestino, capazes de auxiliar na digestão, e que também estão presentes em alguns suplementos alimentares, de acordo com um comunicado divulgado ontem pela FTC.
Segundo a agência, a Nestlé HealthCare Nutrition afirmou de forma enganosa, em anúncios em revistas, jornais e televisão, que a bebida Boost protegia contra gripes e resfriados e prevenia até mesmo infecções respiratórias em crianças.
Os probióticos estão em bebidas para tomar de canudo, presentes nos anúncios que despertaram a preocupação da FTC.
"Em um anúncio, o canudo pulou fora da caixinha, formando uma barreira protetora em volta de uma garota, assim que ela se deparou com um menino que espirrava, e então surge uma escada que permite a ela alcançar um arco de basquete e jogar a bola dentro da rede", informa o comunicado da FTC.
No acordo, a Nestlé não admite que exista algo de errado com a campanha, segundo declarações da companhia.
O acordo "fornece claramente novos padrões de propaganda aplicáveis a produtos que reivindicam benefícios de saúde".
Em outra ação conduzida ontem, a Kerr Investment Holding, uma fabricante de suplementos alimentares, vai pagar US$ 5,5 milhões para resolver alegações de que os seus produtos, de maneira fraudulenta, poderiam prevenir resfriados e ajudar os consumidores a perder peso, de acordo com a FTC.
Veículo: Valor Econômico