Na hora de provar cerveja, o sexo frágil mostra força

Leia em 3min 10s

Rhonda Dannenberg, uma mãe de três crianças que vive num subúrbio, pôs o nariz em seis copos de cerveja na cervejaria da MillerCoors que fica aqui e sorveu um pouco de cada uma. Aí, deu um veredicto franco que está chacoalhando o mundo masculino de degustadores de cervejas.

 

"Senti um gosto forte de fruta esmagada", disse Dannenberg, de 36 anos, sobre um lote de Miller Lite, levando outras três mulheres e dois homens que estavam na mesa a concordar com a cabeça. "Um leve gosto de papelão. Oxidado. Inaceitável."

 

Em muitas cervejarias, os comitês de degustação seriam compostos por homens, tipicamente mestres cervejeiros e outros técnicos. E isso faz sentido. Julgando pelos comerciais de televisão, os homens gostam de cerveja mais do que as mulheres e, às vezes, parecem gostar mais de cerveja do que de mulheres.

 

Mas a britânica SABMiller PLC decidiu há vários anos mergulhar mais fundo em seu próprio quadro de pessoal para encontrar degustadores hábeis, convidando pessoas da área de marketing, secretárias e outros a ver como se sairiam. A empresa concluiu que as mulheres bebiam mais que os homens.

 

"Nós descobrimos que as mulheres são muitas vezes mais sensíveis aos níveis de sabor da cerveja", diz Barry Axcell, cervejeiro-chefe da SABMiller. Mulheres treinadas para desgustar ofuscam seus companheiros homens, diz ele.

 

Se a prática faz a perfeição, os homens deveriam ter vantagem clara na degustação de cervejas, uma vez que respondem por 72,8% das vendas mundiais da bebida, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado Datamonitor Group. Mas a SABMiller, que faz as marcas Pilsner Urquell, Peroni, Grolsch, Miller e Coors, diz que sua evidência empírica mostra que as mulheres são o sexo superior quando se trata de identificar produtos químicos indesejáveis como 3-metil-2-buteno-1-tiol, que deixa um gosto ruim na cerveja.

 

Encontrar os melhores degustadores é crucial para a indústria cervejeira. Comissões de degustadores garantem que as cervejas que saem dos tanques todos os dias estejam de acordo com as características específicas de cada marca - tais como um leve sabor de frutas na Coors Light ou um gosto amargo no fim na Peroni. Os degustadores também ajudam os cervejeiros a decidir por quanto tempo a bebida permanecerá fresca nas prateleiras das lojas, e que novos produtos devem ser lançados.

 

Hoje, 30% dos 1.000 degustadores de nível avançado da SABMiller são mulheres, diz Axcell. O número de mulheres degustadoras quase quadruplicou em dez anos.

 

Dannenberg fez faculdade de microbiologia e trabalhou numa fábrica de queijos antes de conseguir o emprego aqui como uma degustadora piloto, provando novos estilos. Ela é conhecida por suas descrições extravagantes de sabores de cervejas, como "tanque de peixes". "Nós não queremos isso", diz ela.

 

"Às vezes, os homens veem vermelho ou marrom e as mulheres veem as nuances", diz Jason Pratt, de 30 anos, um cientista de levedura e fermentação de cervejas que faz parte do mesmo comitê de Dannenberg.

 

Outras cervejarias relutam em dizer se as mulheres são ou não melhores degustadoras. A Carlsberg A/S, cervejaria dinamarquesa, informa que, num teste feito este ano com seu grupo de degustadores, as mulheres se saíram melhor que os homens. Isso "nos surpreendeu", diz David Burgess, diretor de qualidade. Contudo, diz ele, "nossa opinião é de que não há diferença entre homens e mulheres".

 

Na divisão norte-americana da belga Anheuser-Busch InBev, dados sobre os seus degustadores de cerveja não mostram uma diferença expressiva entre os sexos, diz Peter Kraemer, vice-presidente de suprimento e membro de um dos painéis de degustadores.
 

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Danone expande capacidade em água mineral

Danone conclui aporte de R$ 45 mi: valor foi aplicado em uma unidade envasadora de água mineral em Jacutinga &nb...

Veja mais
Nestlé retira anúncio de probiótico

A Nestlé SA concordou em deixar de reivindicar benefícios à saúde nos anúncios da sua...

Veja mais
Cerveja: Com retração no Japão, Sapporo quer comprar marca nos EUA

A Sappo Holdings, parcialmente controlada pelo fundo de hedge americano Steel Partners, está em negociaç&o...

Veja mais
Sagatiba Velha Esplêndida

O dia dos Pais está chegando e para homenagear uma pessoa tão especial, a cachaça Premium Sagatiba ...

Veja mais
Brasil coloca oito vinhos na lista dos 10 melhores "merlot" do mundo

Competição que decorreu em Londres incluía o vinho português Capucho Merlot Ribatejo 2004, qu...

Veja mais
Petrópolis lança segunda cerveja premium da parceria com a alemã Weltenburger

Chega neste mês ao mercado brasileiro a bebida premium Kloster Anno 1050, fabricada pelo Grupo Petrópolis n...

Veja mais
Fabricantes pedem fim de taxa de fiscalização à Receita

Bebidas: Fisco recolhe R$ 0,03 sobre cada embalagem produzida no país   Dirigentes de 96 fábricas d...

Veja mais
Decisão abre caminho para compra da Modelo

O Grupo Modelo, maior cervejaria do México, perdeu o processo de arbitragem que movia contra seu sócio, a ...

Veja mais
O vinicultor que deu status à Espanha

Muitos conhecedores de vinho já ouviram falar do "Julgamento de Paris", a competição em 1976 em que...

Veja mais