Consumo de água mineral cresce com avanço da classe C

Leia em 1min

A expansão da renda da população vai impulsionar o consumo de água mineral neste e nos próximos anos.

 

As vendas devem atingir 7,24 bilhões de litros no final de 2010, com aumento de 15,7% sobre o ano anterior, segundo projeções da consultoria Lafis. Para 2011, a alta esperada é de 11,2%.

 

Ambos os resultados vão superar o ritmo de crescimento do PIB brasileiro, que está estimado pela consultoria em 7,2% e 5,2% para 2010 e 2011, respectivamente.
O aumento da massa salarial e mudanças nos hábitos de consumo, principalmente da classe C, são os principais motivos para a expansão da bebida, segundo Renata Alves, analista da Lafis.

 

"As pessoas passaram a consumir produtos que antes eram considerados supérfluos, como a água mineral."

 

Outro fator que tem influenciado é a forte atuação de multinacionais, com aquisição de fontes de água e investimentos em embalagens.

 

O consumo per capita no Brasil ainda é baixo quando comparado ao de outros países. Em 2009, foi de 32,7 litros por ano, ante 106 litros nos EUA, segundo a Lafis.

 


Veículo: Folha de S.Paulo


Veja também

Heineken herda dívida de R$ 1 milhão

Cervejaria que comprou a Kaiser de Araraquara responde a três ações por não pagar o tratament...

Veja mais
Cervejas especiais ganham lojas e feiras temáticas

Bebida tem eventos como a Bierfest, até domingo (31), das 10 às 22 horas, no Pão de Aç&uacut...

Veja mais
Peruanos chegam ao Brasil para disputar mercado de refrigerantes

Ajegroup e San Miguel, dois grupos concorrentes dirigidos por irmãos, terão fábricas no País...

Veja mais
Argentina e Brasil puxam desempenho da Femsa

Os resultados da Coca-Cola Femsa no terceiro trimestre foram prejudicados pelas variações do câmbio ...

Veja mais
Cereser sobe preço e prevê venda recorde em 2010

Faltam 72 dias para 2010 acabar. Na Viti-Vinícola Cereser, fabricante da famosa sidra Cereser a contagem regressi...

Veja mais
Terramater busca o melhor do Cone Sul

Há dez anos, o especialista em comércio exterior Marcio Moualla foi convidado a ir ao Chile mostrar a prod...

Veja mais
Consumo de suco desafia a indústria

Citricultura: Demanda global por suco em queda exige nova estratégia   Marcos Fava Neves, professor da FEA...

Veja mais
Classe C entra no radar até de uísque importado

Empresas como a britânica Diageo, proprietária de marcas como Johnnie Walker e Smirnoff, criam diretorias p...

Veja mais
Cerveja brasileira nos EUA, só a Schin

AB InBev retira a marca Brahma do mercado e concorrente amplia processo de internacionalização   A ...

Veja mais