Spaipa dobra produção de água mineral

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A Spaipa Indústria Brasileira de Bebidas, segunda maior fabricante da Coca-Cola no País, com sede em Curitiba, está duplicando a capacidade de produção do seu setor de envase de água mineral instalado na fábrica de Bauru, no interior do Estado de São Paulo. A empresa obteve receita de R$ 1,5 bilhão em 2007, o que representou um avanço de 18% sobre o ano anterior, e conta com o crescimento do setor para que em cinco anos as vendas de água mineral comercializada com a marca Vittalev representem até 10% do faturamento - atualmente a participação é de 5%, segundo informou a diretora de marketing Eloisa Forte Laranja.


Já para 2009 a empresa estima vendas de 80 milhões de litros produzidos com uma nova rotulagem da Vittalev.
A Spaipa distribui os produtos Coca-Cola somente no Paraná e no interior de São Paulo, com um total de 124 mil pontos-de-venda. Os investimentos em uma nova máquina de envase de água mineral atingiram R$ 4 milhões e vão ampliar a capacidade de 71 milhões de litros por ano para 135 milhões de litros por ano.


Do refrigerante à água


A unidade de Bauru passou por uma reestruturação em 2001, quando foi adaptada de produtora de refrigerantes para produtora de água. A Vittalev é originária da fonte José Gregório, em Bauru, que produz 104 mil litros por hora.
"Desde que esta marca foi lançada em setembro de 2002 as vendas já cresceram 400%", informou a diretora de marketing. Apesar de 65% das vendas do produto serem realizadas em galões de 20 litros retornáveis, a Spaipa optou por comercializar a Vittalev somente em embalagens descartáveis que vão de 330 ml até 5 litros, " o que garante a pureza do produto", segundo Eloisa Forte Laranja.


Fusão


Fundada em 1995 como resultado da fusão de três franqueadas da Coca-Cola, a Spaipa tem quatro fábricas, cinco centros de distribuição e 2,1mil funcionários. Os refrigerantes são as principais fontes de receita e atualmente respondem por mais de 80% do faturamento empresa. O restante fica por conta de cerveja, água, suco, chá e bebidas energéticas, áreas onde a empresa está fazendo um grande esforço de aumento de vendas. Os investimentos previstos para 2008 são de R$ 100 milhões, a maior parte para a fábrica da Coca-Cola em Marília (SP), que terá um aumento de produção na faixa de 50%. Em 2007 a empresa comercializou 181,4 milhões de caixas de bebidas, das quais 81,45% foram de refrigerantes, 13,3% de cervejas, 3,3% de água mineral e 2% de não carbonatados.


Veículo: Gazeta Mercantil


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