É no famoso boca a boca que François Vitrac, diretor internacional do whisky Glenmorangie, confia o crescimento da marca, pertencente ao Grupo LVMH há três anos. Fundada em 1843, a Glenmorangie é uma destilaria escocesa reconhecida por utilizar 16 artesãos na elaboração do produto. O apelo artesanal deu renome aos rótulos, que estão chegando de forma mais expressiva, com seis mil garrafas por ano. Glenmorangie The Original (R$ 190) é envelhecido em barris de carvalho por 10 anos. Já o Glenmorangie The Néctar D´Ór (R$ 260), depois de ser envelhecido em barris de bourbon, é maturado em barris de sauterne. "Não há regras para beber e não há melhor momento além do presente."
Qual a importância do mercado brasileiro?
François Vitrac: Os brasileiros ainda não descobriram os single malt. O Brasil é importante para completarmos nossa distribuição global, estamos focando na América do Sul, principalmente Brasil.
A crise mudou a estratégia da empresa?
Vitrac: Entendemos que em tempos difíceis as pessoas migram para "marcas seguras", aquelas que entregam o que prometem. Nós prometemos um caleidoscópio de sabores, texturas e aromas. Como leva de dez a doze anos para produzir, não tem como mudarmos nossa estratégia rapidamente.
Como pretendem conquistar o consumidor brasileiro?
Vitrac: Nós não queremos seduzir todos porque nem temos produção para tamanha demanda. Queremos falar com poucos, diretamente, e estes vão compartilhar com amigos.
Como aliar a produção artesanal com o crescimento?
Vitrac: Nos orgulhamos de ser artesanal e isso gera qualidade. E qualidade é nossa obrigação para que o crescimento seja sustentado por muitas gerações.
Veículo: Valor Econômico