Aporte é uma resposta ao acelerado crescimento da região, acima da média brasileira.
A Sorocaba Refrescos, fabricante do Sistema Coca-Cola Brasil localizada em Sorocaba, interior de São Paulo, em resposta ao acelerado crescimento da região, acima da média brasileira, dará início à fabricação do Ice Tea Leão e vai dobrar a capacidade do centro de distribuição no município. Ao todo, serão investidos R$ 40 milhões. Parte dos recursos será aplicada no fortalecimento dos clientes (bares, padarias e supermercados) através da aquisição de geladeiras e outros equipamentos, bem como no aumento da frota e desenvolvimento das marcas que integram o portfólio. Serão contratados 70 colaboradores diretos.
O anúncio foi feito pelo diretor-presidente da Sorocaba Refrescos, Cristiano Biagi. Ele revela que, apesar de já previstos no plano diretor, os investimentos foram antecipados devido ao aumento da demanda. "Nos últimos anos, a região cresceu de forma acelerada, acima da média brasileira. A isto soma-se o fato de que nossa capacidade de armazenagem chegou ao seu limite. O objetivo é expandir o consumo de todos os produtos que comercializamos, não apenas os refrigerantes - que tem também crescido acima da média nacional - mas também de águas, energéticos, sucos, refrescos e chás", explica.
O empresário faz questão de frisar que a marca Leão é a mais tradicional no setor de chás e existe há mais de 100 anos. Sob essa perspectiva, o Ice Tea (chá gelado) vem complementar essa linha - líder de mercado na região de Sorocaba, com mais de 30% de participação - que já apostava em mate e chás de infusão: o produto é ideal para ser consumido em regiões quentes como a nossa. Os dois primeiros sabores disponíveis são pêssego e limão, em versões regulares e light.
Para produzir o produto localmente, a Sorocaba Refrescos teve uma de suas linhas industriais ampliada, tendo incrementado a sua capacidade produtiva em mais de 25%. A Sorocaba Refrescos já é fabricante da linha Del Valle Frut para todo o país.
Para continuar expandindo todo o seu portfólio, a empresa também tem apostado em embalagens diferenciadas, específicas para cada ocasião de consumo: as menores - como, por exemplo, a mini lata - para as pessoas que tem muita sede e pouco tempo; ou, na outra ponta, as de 2,25l, 2,5l e 3l, para as famílias mais numerosas, que buscam praticidade. "Também convém ressaltar a expansão das retornáveis, que possibilita que as pessoas tenham acesso aos nossos sabores, adquirindo uma única vez a garrafa. Vamos ter ainda várias novidades para atingir todos os consumidores, independente de sua necessidade ou renda. Há uma Coca-Cola perfeita para cada tipo de pessoa, não necessariamente na mesma embalagem", adianta.
Ainda como parte dessa estratégia, Biagi lembra que serão ampliados em 20% os recursos para os investimentos em ações de marketing, para tornar as marcas mais conhecidas; elas são muitas. Paralelamente, a Sorocaba Refrescos incentiva vários projetos locais - nas áreas de esportes, cultura e educação - desenvolvidos nas comunidades em que a empresa está inserida.
Veículo: Diário do Comércio - MG