Grupo japonês Kirin compra 100% da Schincariol

Leia em 1min 40s

Grupo japonês adquire participação dos minoritários por R$ 2 bilhões e assume controle total da cervejaria brasileira, vice-líder no mercado.



Os sócios minoritários da Schincariol, os irmãos Augusto, Daniela e Gilberto Schincariol Júnior, resistiram por exatos três meses mas acabaram chegando a um acordo e, por R$ 2,2 bilhões, a Jandagil, holding que concentra os negócios do trio, vendeu a participação de 40,5% na cervejaria para o grupo japonês Kirin.

Em agosto passado, os japoneses já haviam desembolsado R$ 3,95 bilhões por 50,45% da empresa, em negociação com os irmãos Adriano, presidente da companhia, e Alexandre Schincariol.

"Os minoritários acabaram conseguindo um valor que pode ser considerado muito bom, dado o rumo que as negociações tomaram", disse ao Brasil Econômico uma fonte próxima à família.

Segundo esse executivo, os representantes da Kirin estavam dispostos a negociar com Gilberto Schincariol Jr. - que representava os irmãos - mas mudaram de ideia quando a liminar impetrada por eles foi cassada pela justiça paulista há duas semanas.

"Até então, os minoritários vinham fazendo uma série de exigências administrativas e, a cada encontro, aumentavam mais o valor pedido", comenta a fonte.

Vice-líder

A Schincariol - dona das marcas Nova Schin, Devassa, Glacial, Baden Baden e Eisenbahn, além de refrigerantes, sucos e água - teve lucro de R$54 milhões em 2010 e receita líquida de quase R$ 2,9 bilhões.

Após um ciclo de forte expansão, o grupo sentiu o peso de novos concorrentes e acabou perdendo a vice-liderança do mercado - dominado pela Ambev - para a Cervejaria Petrópolis. A briga entre as duas, no entanto, continua acirrada, com diferença de apenas um ponto percentual de participação.

Nos últimos anos, o grupo Kirin, pressionado pela consolidação de indústria global de cerveja, realizou aquisições em países como Cingapura e Filipinas. A compra da Schincariol representa sua oportunidade para ganhar espaço na América do Sul e os japonês já planejam a venda de produtos da Schin para outros mercados.


Veículo: Brasil Econômico


Veja também

Coca-Cola investe R$ 40 mi em Sorocaba

Aporte é uma resposta ao acelerado crescimento da região, acima da média brasileira.A Sorocaba Refr...

Veja mais
Mr. Beer aposta em cervejas especiais e prevê Natal farto

Cervejas belgas têm chamado cada vez mais a atenção do consumidor brasileiroRede espera triplicar as...

Veja mais
Grupo Miolo conclui fusão com Randon e Loyara

O Grupo Miolo concluiu a operação de fusão iniciada em outubro de 2009 com as famílias Rando...

Veja mais
Miolo cria holding e planeja abrir capital

A Miolo, com sede em Bento Gonçalves, concluiu um amplo processo de reestruturação societári...

Veja mais
Cerveja 6% mais cara

O verão sequer começou e a cerveja já está mais cara. Bares e supermercados de São Pa...

Veja mais
Kirin

A Kirin, cervejaria japonesa que adquiriu 50,45% da Schincariol, está em busca de um empréstimo de R$ 1,4 ...

Veja mais
Coca-Cola Enterprises lucra mais na Europa

O lucro líquido da Coca-Cola Enterprises aumentou 36% no terceiro trimestre de 2011 em comparação c...

Veja mais
Inclusão de cervejarias no Simples une parlamentares

Deputados e senadores se reuniram com cervejeiros artesanaisOs produtores de cervejas artesanais brasileiros estã...

Veja mais
Flórida projeta preços firmes para suco de laranja

O aumento da produção conjunta de suco de laranja no Brasil e na Flórida nesta safra 2011/12 n&atil...

Veja mais