Starbucks compra marca de sucos nos EUA

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A Starbucks começou uma estratégia internacional de expandir para novos ramos, com a aquisição da Evolution Fresh, uma marca de sucos especiais vendidos em supermercados da costa oeste dos Estados Unidos.

A gigante dos cafés, sediada em Seattle, que fechou ontem um acordo de US$ 30 milhões em dinheiro para comprar a Evolution, está tentando fazer com o suco o que fez com o café, que foi transformar numa experiência sensorial um produto que é uma commodity. Para fazer isso, a empresa planeja criar ano que vem um conceito separado de loja de sucos, bem como de comidas saudáveis, disse um porta-voz da empresa.

A empresa ainda não decidiu quantas lojas de suco vai abrir, onde ficarão as primeiras ou se elas terão o logotipo da Starbucks. A empresa estreou este ano um novo logotipo com uma imagem maior da sua tradicional sereia e sem as palavras "Starbucks coffee", um indício da ambição de ir além dos seus conhecidos cafés.

A Starbucks também quer se tornar uma empresa mais voltada para produtos de supermercado e impulsionar assim o faturamento total. A empresa afirma que sua divisão de produtos para supermercados um dia terá o mesmo peso de sua rede de cafés em termos de faturamento.

A Evolution Fresh é uma linha de sucos de frutas e de legumes frescos que usa um processo chamado pasteurização de alta pressão, em que o suco não é aquecido, o que ajuda a manter o sabor e os nutrientes. A própria empresa descasca e espreme a matéria-prima, em vez de usar frutas e verduras em purê ou em pó.

A marca Evolution, que não terá o logotipo da Starbucks, atualmente é vendida nas redes americanas de supermercados Whole Foods, Safeway, Costco e Trader Joe's na costa oeste. A Starbucks planeja ampliar a distribuição do suco para outros supermercados e começar a oferecê-lo em seus cafés a partir do ano que vem.

É a primeira empresa de produtos industrializados que a Starbucks compra desde 2005, quando adquiriu por um valor não divulgado a Ethos Water, uma marca de água engarrafada que só é vendida nas lojas da empresa. Em 1999, a Starbucks comprou também por um valor não divulgado a Tazo Tea Company, uma linha de chá engarrafado, em saquinhos e em folhas soltas que é vendida em supermercados e nos cafés Starbucks.

"A aquisição da Evolution Fresh dá suporte a nossa estratégia de crescer por meio da inovação de produtos, da entrada em novas categorias e da expansão para novos canais de distribuição", disse Jeff Hansberry, presidente de desenvolvimento de canais da Starbucks, em um comunicado. "A aquisição da Evolution Fresh não apenas nos permitirá entrar no mercado de sucos especiais, de US$ 1,6 bilhão, como também é um marco importante para nós no setor de saúde e bem-estar, de US$ 50 bilhões", acrescentou.

O diretor financeiro da Starbucks, Troy Alstead, disse numa teleconferência que as aquisições anteriores variaram de menos de US$ 10 milhões a menos de US$ 100 milhões, o que deixa a compra da Evolution Fresh num patamar financeiro médio para a empresa.

O diretor-presidente da Starbucks, Howard Schultz, disse que "embora seja uma aquisição pequena em tamanho, é uma decisão estratégica e significativa para a empresa".

A Evolution Fresh, sediada em San Bernardino, na Califórnia, passará a ser subsidiária da Starbucks. O acordo não altera as metas financeiras da Starbucks para 2012, divulgadas em 3 de novembro, quando a empresa relatou os resultados do quarto trimestre e do ano fiscal.


Veículo: Valor Econômico


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