Em dez anos, o sistema Coca-Cola Brasil reduziu em 23% o uso de água para cada litro de bebida produzido. Em 2011 a redução no uso de água na fabricação foi de 3%, o que significou que a empresa passou a utilizar 1,91 litro de água em seus produtos. Em 2001 eram necessários 2,54 litros para produzir um litro de bebida.
Segundo Ilton Azevedo, diretor de Meio Ambiente da empresa, a água, por ser o principal ingrediente das bebidas, tem papel importante no gerenciamento de processos industriais. Ele destacou que a meta mundial da Coca-Cola Company é neutralizar a pegada de água até 2020, devolvendo à natureza toda a água que é incorporada aos produtos da companhia.
No Brasil a empresa desenvolveu uma plataforma de sustentabilidade chamada 'Viva Positivamente', que defende o uso racional, seguindo a política mundial para recursos hídricos da empresa, que vi sam, além de reduzir a água usada na produção de bebidas, reciclar a residual do processo para outros usos e repor a água às comunidades e à natureza.
A concorrente PepsiCo também amplia seu compromisso com a preservação do líquido. No Brasil, tornou-se esse ano a pr imei ra empresa pr ivada a apoiar e financiar uma iniciativa que irá levar água potável para cinco milhões de pessoas em 13 es tados do semiár ido nordestino. Nos próximos três anos, serão investidos cerca de R$ 3,5 milhões no programa ' Um milhão de cisternas' , coordenado pela organização Articulação do Semiárido.
No ano passado, a companhia passou a contribuir com o Aquafund, um fundo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e destinou R$ 9 milhões para o projeto que visa beneficiar cerca de 500 mil pessoas na América Latina até o final de 2015. As iniciativas renderam à PepsiCo a inclusão no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones por cinco vezes.
Veículo: Brasil Econômico