A Kirin planeja lançar marcas regionais para fortalecer o grupo Schincariol, disse o presidente e CEO, Senji Miyake. Um dos principais focos da companhia é o mercado nordestino, onde é líder no segmento de cervejas, com um terço de participação nas vendas do produto.
O grupo japonês finalizou a compra da cervejaria em novembro de 2011 por R$ 6,5 bilhões. "Nosso foco é fortalecer a marca Schincariol", disse.
Para isso, a empresa deve aprofundar sua política de regionalização de produtos nos próximos anos. A estratégia prevê uma remodelação da distribuição, pelo território nacional, dos produtos existentes e o lançamento de marcas no mercado, específicas para algumas regiões. "A principal diferença na companhia após a chegada da Kirin foi a mudança de foco da concorrência para o consumidor", diz o presidente da Schincariol, Gino di Domenico. "Nosso planejamento no período de três a cinco anos é começar a entender o consumidor nas diversas regiões do Brasil, para construir marcas alinhadas com as tendências de consumo de cada mercado."
Miyake e di Domenico participaram ontem da reinauguração da fábrica da Schincariol em Alagoinhas (BA). A unidade recebeu investimentos de R$ 400 milhões para dobrar a produção e passou a ser a maior fábrica da empresa no País, capaz de produzir 900 milhões de litros de cerveja e 400 milhões de litros de refrigerantes por ano.
A ampliação tem como objetivo manter a empresa na liderança do mercado de cervejas no Nordeste. A região vem sendo alvo de cobiça dos concorrentes. A Petrópolis, que tem 0,5% do mercado nordestino, mas que se alterna com a Schincariol na vice-liderança do mercado nacional de cervejas (liderado pela Ambev), por exemplo, anunciou, nos últimos meses, a construção de duas fábricas na região Nordeste.
Veículo: Diário do Comércio - SP