Uma discussão sobre as propriedades terapêuticas da água levou ao Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) duas das maiores fabricantes de água do país.
No fim de setembro, a francesa Danone, dona da marca Bonafont, entrou com uma representação no órgão contra a Minalba, do grupo cearense Edson Queiroz, líder desse mercado no país.
A Danone pediu a suspensão de uma campanha lançada recentemente pela concorrente que enaltecia o baixo teor de sódio de sua água.
A publicidade, veiculada em revistas, internet e material de ponto de venda, dizia que, "reduzindo o sódio, você tira o inchaço e a retenção de líquido".
Segundo a Danone, o material induzia o consumidor ao erro e configurava "propaganda enganosa".
Na representação, a Danone cita parecer de nutricionistas para rebater a propaganda da rival. "O consumo de uma determinada água não tira o inchaço, não tira a retenção de líquido e não emagrece", diz o parecer.
CONTRADIÇÃO
Em sua defesa, a Minalba alega que as informações sobre o produto são verídicas e que há contradição nos argumentos da multinacional.
A empresa cita propaganda da Danone de 2008 que concluiria que "o consumo diário de 2 litros de água Bonafont, com baixo teor de sódio, durante 15 dias, seria capaz de diminuir o inchaço".
"Achamos estranho a Danone, que começou com o movimento de qualificar a água, fazer isso agora", diz Rogério Tavares, gerente comercial da Minalba.
Apesar da contestação, o pedido da Danone foi acatado pelo órgão em caráter liminar na semana passada.
A empresa francesa estreou nessa categoria em 2008 e tem a liderança de mercado em São Paulo.
Sua marca foi a primeira a ressaltar as propriedades químicas do produto -como o sódio reduzido.
A empresa informou que "ressalta os benefícios e a importância da ingestão de quantidades adequadas de água e posiciona a marca Bonafont como uma opção".
A Minalba disse que está reformulando a campanha para atender ao Conar, mas que aguarda o julgamento sobre o mérito da questão.
Veículo: Folha de S.Paulo