A Anheuser-Busch InBev (ABInBev), fabricante de cerveja criada com a compra da Anheuser pela InBev, informou ontem que começará a colocar em prática o plano de corte de custos anunciado na ocasião da aquisição. Segundo a empresa, cerca de 1,4 mil funcionários nos Estados Unidos serão demitidos. desse total, 75% deles estão baseados na sede da companhia, em St. Louis. Em comunicado, a empresa afirmou que esse número representa 6% da força de trabalho no país.
Além disso, a empresa afirmou que outras 250 vagas que estão abertas não serão preenchidas. Em comunicado, David A. Peacock, presidente da Anheuser-Busch, afirmou que essa decisão é difícil, mas necessária para a empresa se manter "forte e competitiva", declarou. Segundo o documento, os impactos das demissões serão contabilizados no próximo ano. Os gastos com as demissões serão de aproximadamente US$ 213 milhões. Os cortes anunciados ontem fazem parte de um plano de ganhos com sinergias estimado em US$ 1,5 bilhão com a união da InBev e da Anheuser até 2011. Segundo o comunicado, a empresa garantirá benefícios aos funcionários demitidos.
Reino Unido
A ABInBev também planeja reestruturar suas operações no Reino Unido para reduzir custos, o que também deve resultar em demissões, afirmou ontem um porta-voz da empresa.
"Ao mesmo tempo em que foram identificadas sinergias ao longo do processo de integração, nós também decidimos levar a cabo algumas reestrutrurações em certas áreas de operações", informou um porta-voz, em comunicado. A Anheuser e a InBev empregam juntas 2,83 mil pessoas no Reino Unido.
Veículo: Gazeta Mercantil