Com apenas um ano de atuação nacional, o novo rótulo de cervejas especiais Duff comemora os resultados com um projeto de expansão dos negócios em Minas Gerais, implantado em outubro. Em apenas um mês, já foram fechados 150 pontos de distribuição e comercializadas mil caixas da bebida na região. A nova receita, produzida em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul, deve encerrar 2012 com 200 representantes no Estado, o que equivale a aproximadamente 30% do faturamento da marca no país.
Segundo o gerente nacional de vendas da Duff, Lucas Mello, a composição é especial, rica em três diferentes maltes, feita com uma mescla de lúpulos importados. "Em pouco tempo de comercialização, já está entre as cervejas especiais mais vendidas do segmento".
Ele ainda comenta que a região Sudeste, especificamente o Minas Gerais, foi uma das primeiras localidades escolhidas para o estabelecimento do nome no Brasil, em função do potencial do público, que é apreciador nato da bebida.
Segundo o gerente, foi feita uma negociação especial no Estado para que a long neck pudesse chegar para o consumidor final a um preço médio de R$ 10. "Posso dizer que entre os produtos do segmento, ela tem o melhor valor. Os apreciadores das cervejas especiais costumam pagar um pouquinho mais pelo sabor, até porque a diferença de preço entre uma cerveja especial e tradicional é bem pequena", destaca.
Os focos de venda da Duff em Minas Gerais serão as cidades de Belo Horizonte, Divinópolis (Centro-Oeste), Poços de Caldas (Sul), Pouso Alegre (Sul) e também alguns municípios da região Norte e Triângulo Mineiro. A marca já está em todos os estados do Sul do país e, agora, em 75% da região Sudeste. "A cerveja representa, hoje, 2% do mercado brasileiro. Nossa ideia é elevar ainda mais esse número, tendo em vista o bom trabalho que os distribuidores têm realizado, a curto e médio prazo. Além do Sul e Sudeste, já entramos no Distrito Federal e em Goiás", declara Mello.
Visão - Embora não divulgue valores, os gestores garantem que neste ano a marca investiu pesado em marketing e, atualmente, conta com três agências de comunicação que atendem o institucional da Duff. "Os consumidores da cerveja são modernos e sociáveis. Procuram por uma bebida divertida e saborosa, com sabor especial acima da média para complementar seus momentos de lazer. Por isso, temos que estar antenados aos desejos, às novas formas de entretenimentos e costumes dos fãs da Duff", afirma o sócio da Duff Brasil, Bruno Scaravelli.
Alguns produtos são desenvolvidos em parceria com clientes, além do pack exclusivo para o Mr. Beer, que já está nas lojas. A Duff também criou no ano passado uma edição especial com o rótulo verde, em comemoração ao St. Patrick’s Day, a campanha "I Like, Tu Likes, Everybody Curte", que premiou as melhores fotos enviadas pelos fãs da cerveja pelo Facebook. A marca foi considerada oficial nas festas da revista Playboy de São Paulo e do Rio de Janeiro, patrocinou o São Paulo Boteco Week e participou de eventos como o Bier Experience e a Oktoberfest.
"Interagir com o público é muito importante para nós. A Duff não é só uma cerveja, é um nome forte, um símbolo. Levá-la a um evento é uma diversão, todo mundo brinca, tira foto com ela. um barato", conclui Scaravelli. (LC)
Veículo: Diário do Comércio - MG