Wals cria a Saison Caipira com mestre cervejeiro internacional

Leia em 3min 20s

No próximo dia 10 de novembro, em Belo Horioznte, a cervejaria Wals produzirá uma cerveja feita com cana-de-açúcar em parceria com o mestre cervejeiro internacional da The Brooklyn Brewery, localizada em Nova York, nos Estados Unidos, Garrett Oliver, considerado uma das maiores autoridades em cerveja. A Saison de Caipira terá uma produção inicial de 2 mil litros e a Wals espera comercializar o novo produto a partir de dezembro, inclusive para o mercado externo.

 

Os irmãos José Felipe Carneiro e Tiago Carneiro, sócios da Wals, almejam firmar a marca da empresa como uma cervejaria inovadora em termos de produção devido a essa parceria. " um projeto mundial, que já envolveu alguns países, como Alemanha, Itália e, agora, o Brasil. E nós fomos os escolhidos pelo mestre cervejeiro Garret Oliver. Vamos fazer um novo produto e exportar para os Estados Unidos, especificamente para Nova York", afirma Tiago Carneiro. O sócio da Wals destaca que a marca já exportava pontualmente para o Canadá.

 

De acordo com Tiago Carneiro, a escolha do ingrediente cana-de-açúcar foi em conjunto com o mestre cervejeiro internacional. "Queríamos dar uma identidade à cerveja e escolhemos a cana-de-açúcar e vamos mostrar que ela tem um DNA - vamos usar na composição a cana-de-açúcar da Vale Verde, fabricante de cachaça artesanal. A nova cerveja terá uma identidade nacional para marcar a produção", destaca.

 

Quem possibilitou a vinda de Garret Oliver ao Brasil foi a distribuidora da Brooklyn, a importadora BeerManiacs. A produção da cerveja, neste sábado, ocorrerá na sede da cervejaria, no bairro São Francisco (região da Pampulha).

 

"Será um produto de linha para o mercado nacional e internacional, o nosso primeiro produto a ser exportado de maior renome. O custo de cada garrafa de 375 ml será de R$ 15. A intenção é que até o final de dezembro a cerveja já esteja à venda", informa.

 

Tiago Carneiro disse que a expectativa maior com a parceria é trazer o foco para um país que não é muito conhecido pela produção artesanal de cerveja, ainda mais por usar ingredientes mineiros com o produto sendo comercializado no mercado externo. O sócio proprietário destaca que a intenção é mostrar que o país é capaz de produzir uma cerveja de alta qualidade com o aval de um mestre de renome internacional.

 

A nova cerveja é do estilo Saison, típico do interior da Bélgica, com aromas frutados, leve acidez, alta carbonatação e teor alcoólico entre 6% e 8%. A novidade inclui na produção, além dos maltes especiais, lúpulos nobres e levedura tipicamente Belga, além do ingrediente brasileiro típico do interior de Minas Gerais, o caldo de cana-de-açúcar. Para a produção inicial serão utilizados aproximadamente 700 kg de cana-de-açúcar.

 


Cervejaria - Com nove produtos ao todo, incluindo os lançamentos durante o ano de 2012, a expectativa é de crescimento para o próximo ano. "O mercado está crescendo, mas ainda é muito pequeno, mas temos muito espaço para trabalhar. Hoje produzimos 25 mil garrafas ao mês", ressalta o sócio da Wals. De acordo com Tiago Carneiro, a empresa trabalha com planos de expansão para o próximo ano, embora ainda não estejam fechados. A cervejaria comercializa atualmente a maior parte da sua produção para a região Sudeste, especificamente para as capitais estaduais.

 

A Wals lançou, no final de setembro, uma cerveja em parceria com os funcionários da Google, a Wals 42. A cervejaria foi, ainda, eleita em 2012 a Melhor Cervejaria do Ano da América do Sul no The Great South Beer Cup durante o 4º Festival da Cerveja, em Blumenau, Santa Catarina.

 

Os sócios e irmãos também estão à frente da administração do pub Stadt Jever e da choperia gourmet recém-inaugurada, Empório Serafina, no bairro de Lourdes, na região Centro-Sul de Belo Horizonte.

 


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Disputa pelo mercado paulista de água mineral

Turbulência mineralDisputa pelo mercado paulista de água coloca em campos opostos a francesa Danone e o gru...

Veja mais
Sinal verde para a cachaça

A compra da brasileira Ypióca pelo grupo britânico Diageo, dono das marcas Johnnie Walker e Smirnoff, foi a...

Veja mais
Pernod Ricard amplia linha Orloff

A fabricante de bebidas Pernod Ricard reforça sua atuação no segmento de vodca com o lançame...

Veja mais
Falsificação de bebidas cresce nos países emergentes

Garrafas falsificadas de uísque, vodca, rum e outros destilados representam um problema cada vez maior para as fa...

Veja mais
Schincariol e Kirin um ano depois

Um ano depois de adquirir 100% do controle da Schincariol, a japonesa Kirin comemora um crescimento de aproximadamente 1...

Veja mais
Bebidas energéticas são investigadas por excesso de cafeína

Caracterizadas por seus anúncios instigantes com motos, música pesada e mulheres vestidas com roupas de co...

Veja mais
Cade aprova compra da Ypióca pela fabricante do uísque Johnnie Walker

A negociação foi encerrada em US$ 469 milhões, quase R$ 900 milhõesO Conselho Administrativo...

Veja mais
Ambev perde fatia de mercado, mas vê lucro disparar no terceiro trimestre

Para compensar o aumento nos preços, empresa antecipou descontos de fim de ano e vendas cresceram A decis&ati...

Veja mais
Lucro da Ambev salta quase 50% para R$ 2,51 bi apesar de vendas menores

A Ambev viu seu lucro líquido saltar quase 50% no terceiro trimestre, apoiada em forte crescimento de receita, ap...

Veja mais