A Ambev viu seu lucro líquido saltar quase 50% no terceiro trimestre, apoiada em forte crescimento de receita, apesar da desaceleração no volume de vendas decorrente de preços mais altos. A maior fabricante de bebidas do País teve lucro líquido de R$ 2,51 bilhões entre julho e setembro, 48,7% superior ao apurado um ano antes. No período, a geração de caixa medida pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) somou R$ 3,79 bilhões, comparado a R$ 2,99 bilhões em igual período de 2011, com a margem praticamente estável, passando de 47% a 47,2%.
O volume de vendas nos três meses até setembro totalizou 40,5 milhões de hectolitros, alta anual de 1,5%, mas uma queda que a empresa classifica como orgânica de 0,5%, sendo que o volume de cerveja teve leve alta de 0,3%, enquanto o de bebidas não-alcoólicas caiu 2,3%. Se consideradas apenas as operações no Brasil, o volume de cerveja subiu ligeiramente 0,2% e de bebidas não-alcoólicas cresceu 0,4%, em meio a um ambiente marcado por aumento de preços decorrente de tributações sobre o setor de bebidas. Com isso, a receita líquida alcançou R$ 8,04 bilhões, acima dos R$ 6,37 bilhões anteriores.
A companhia perdeu participação de mercado no Brasil no trimestre passado, principalmente no segmento de cerveja, atingindo 68,5%, queda de 110 pontos-base sobre um ano antes, afetada pelos preços e base de comparação mais forte com o ano anterior. Em refrigerantes houve recuo de 40%, a 18,5%. Segundo a companhia, o custo sobre produto vendido por hectolitro aumentou 11,3% no terceiro trimestre, a R$ 64,7. No Brasil apenas, a alta foi de 12%, refletindo pressões de custo da cevada, do alumínio e do açúcar, entre outros aspectos.
Nova fábrica
A Ambev reiterou o compromisso de investir até R$ 2,5 bilhões no Brasil neste ano. Deste total, R$ 1,96 bilhão foram desembolsados até setembro, sendo cerca de 75% voltados ao Brasil. No terceiro trimestre foram investidos R$ 965,7 milhões.
Nesta quarta-feira, a companhia também anunciou investimento de R$ 550 milhões para construção de uma nova fábrica em Uberlândia (MG), que terá capacidade de até 8 milhões de hectolitros de cerveja. Dentre as operações internacionais, a Hila-ex - que compreende a região da América Latina Hispânica - cresceu quase 55% no volume de vendas no terceiro trimestre, o primeiro que consolidou integralmente os resultados da Cervecería Nacional Dominicana, comprada em maio pela Ambev.
Veículo: DCI