Cerveja Estrella Galicia será feita no Brasil

Leia em 2min

Após abrir escritório em SP, terceira maior em vendas da Espanha planeja produzir bebida no país até a Copa-14

Setor terá também o retorno da fabricante japonesa de destilados Suntory Liquors, que deixou o país em 2004


Após montar uma base em São Paulo no primeiro semestre, a fabricante da cerveja espanhola Estrella Galicia divulgou que o plano de expansão da empresa passa por uma fábrica no Brasil para produzir a bebida aos seis países sul-americanos que já a comercializam.

A informação foi divulgada pelo presidente da Hijos de Rivera, detentora da Estrella Galicia, Ignacio Rivera.

Além do Brasil, a companhia vende hoje a cerveja importada da Espanha também na Argentina, no Uruguai, no Chile, na Colômbia e na Venezuela.

No país, a Estrella Galicia está no segmento premium que representa 5% do mercado de cerveja, mas cresce a taxas altas e tem margens de lucro maiores. Lideram o segmento Bohemia, Heineken, Budweiser e Stella Artois.

Segundo Fábio Rodrigues, responsável pela operação brasileira, a Estrella Galicia vem tendo boa aceitação e, após seis meses, já está em supermercados da maior parte do país, do Rio Grande do Sul aos Estados do Nordeste -o número de funcionários do escritório paulistano subiu de 4 para 15 no período.

"Nossa estratégia é passar bem longe dessa guerra por participação de mercado", diz Rodrigues, sem revelar números da filial brasileira.

"O mercado de cerveja no Brasil é grande, mas tem pouca marca. Há espaço ainda para muita gente."

Além de produzir no Brasil, o que deve ocorrer até a Copa-2014, o plano de negócios prevê, a longo prazo, um bar para trabalhar a marca.

A base brasileira é parte da estratégia de expansão iniciada há alguns anos, com a campanha institucional "Deberíamos Conocernos".

Embora seja uma cervejaria centenária, a Estrella Galicia sempre foi muito identificada com La Coruña e os galegos -1 a cada 3 litros é vendidos fora da Galícia.

A Estrella é a terceira cerveja em volume de vendas no mercado espanhol.

RETORNO

Outro fabricante de bebidas que em breve vai aportar no Brasil é a Suntory Liquors, uma das maiores empresas do setor no Japão.

A empresa anunciou que volta ao mercado brasileiro em janeiro de 2013, nove anos após deixá-lo por questões econômicas.

Entre os produtos comercializados, estão uísques, licores e outras bebidas alcoólicas destiladas.



Veículo: Folha de S.Paulo


Veja também

Exportação de suco concentrado valoriza produção de laranja no norte do RS

Parceria com a Europa dobrou preço pago e motivou investimentos em Liberato SalzanoUma parceria com a Europa tran...

Veja mais
Muda tabela de cálculo de tributação de bebidas frias

Decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU) modifica os porcentuais aplicados sobre o preço ...

Veja mais
Fusão une Norsa, Renosa e Guararapes

Três empresas que integram o Sistema Coca-Cola Brasil comunicam hoje que assinaram um acordo de fusão de at...

Veja mais
Devassa lança cerveja da Playboy com garrafa em formato de corpo feminino

A cerveja Devassa anunciou uma parceria com a Playboy Enterprises e vai lançar, até o fim deste ano, uma c...

Veja mais
Cerveja espanhola Damm Lemon desembarca no Brasil

Bastante consumidas no exterior, as cervejas especiais, ou exóticas, começam a ganhar espaço junto ...

Veja mais
Vendas de espumantes gaúchos crescem 14%

Período de final de ano anima os fabricantes gaúchos, responsáveis por 80% da produçã...

Veja mais
Sem espaço para crescer na América, Femsa vai à Ásia

A mexicana Coca-Cola Femsa, maior engarrafadora de Coca-Cola do mundo e presente no Brasil, vai comprar uma participa&cc...

Veja mais
O ano em que cerveja valeu mais que petróleo

Em 2012, a fabricante de bebidas chegou a ser a empresa mais valiosa da América Latina. O que faz a cervejaria va...

Veja mais
Brasil Kirin assume distribuição de saquê

Antes de comprar a Schincariol, no ano passado, a japonesa Kirin já tinha um negócio no Brasil: a ind&uacu...

Veja mais