Após abrir escritório em SP, terceira maior em vendas da Espanha planeja produzir bebida no país até a Copa-14
Setor terá também o retorno da fabricante japonesa de destilados Suntory Liquors, que deixou o país em 2004
Após montar uma base em São Paulo no primeiro semestre, a fabricante da cerveja espanhola Estrella Galicia divulgou que o plano de expansão da empresa passa por uma fábrica no Brasil para produzir a bebida aos seis países sul-americanos que já a comercializam.
A informação foi divulgada pelo presidente da Hijos de Rivera, detentora da Estrella Galicia, Ignacio Rivera.
Além do Brasil, a companhia vende hoje a cerveja importada da Espanha também na Argentina, no Uruguai, no Chile, na Colômbia e na Venezuela.
No país, a Estrella Galicia está no segmento premium que representa 5% do mercado de cerveja, mas cresce a taxas altas e tem margens de lucro maiores. Lideram o segmento Bohemia, Heineken, Budweiser e Stella Artois.
Segundo Fábio Rodrigues, responsável pela operação brasileira, a Estrella Galicia vem tendo boa aceitação e, após seis meses, já está em supermercados da maior parte do país, do Rio Grande do Sul aos Estados do Nordeste -o número de funcionários do escritório paulistano subiu de 4 para 15 no período.
"Nossa estratégia é passar bem longe dessa guerra por participação de mercado", diz Rodrigues, sem revelar números da filial brasileira.
"O mercado de cerveja no Brasil é grande, mas tem pouca marca. Há espaço ainda para muita gente."
Além de produzir no Brasil, o que deve ocorrer até a Copa-2014, o plano de negócios prevê, a longo prazo, um bar para trabalhar a marca.
A base brasileira é parte da estratégia de expansão iniciada há alguns anos, com a campanha institucional "Deberíamos Conocernos".
Embora seja uma cervejaria centenária, a Estrella Galicia sempre foi muito identificada com La Coruña e os galegos -1 a cada 3 litros é vendidos fora da Galícia.
A Estrella é a terceira cerveja em volume de vendas no mercado espanhol.
RETORNO
Outro fabricante de bebidas que em breve vai aportar no Brasil é a Suntory Liquors, uma das maiores empresas do setor no Japão.
A empresa anunciou que volta ao mercado brasileiro em janeiro de 2013, nove anos após deixá-lo por questões econômicas.
Entre os produtos comercializados, estão uísques, licores e outras bebidas alcoólicas destiladas.
Veículo: Folha de S.Paulo