Bastante consumidas no exterior, as cervejas especiais, ou exóticas, começam a ganhar espaço junto ao público brasileiro. Apesar de ocuparem menos de 1% do mercado brasileiro, contra 10% no mercado americano, elas começam a aparecer, assim como as artesanais, nos cardápios de bares e restaurantes e gôndolas dos supermercados também em Minas Gerais.
De olho nesse filão, a espanhola Estrella Damm Lemon desembarca no Brasil, através da BeerManiacs, e já deve estar disponível para os consumidores ainda antes do Natal. A fórmula da cerveja se baseia na tradição espanhola de misturar seis partes de cerveja e quatro de suco de limão para criar uma bebida refrescante de baixo teor alcoólico (3,2%).
Segundo o distribuidor da BeerManiacs em Minas Gerais, Tiago Carneiro, a expectativa inicial é apresentar o produto ao público da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). "Vamos começar por Belo Horizonte alcançando rapidamente a região metropolitana. A estratégia é apresentar a Estrella ao público jovem, principalmente aos que freqüentam festas e baladas. um produto refrescante e que permite o consumo na própria garrafa (330 ml). Costuma ter um apelo muito forte junto às mulheres e pelo toque de limão é facilmente harmonizável", garante Carneiro. O objetivo em um ano é estar presente nas principais cidades do interior mineiro e a primeira região deve ser o Triângulo.
No Brasil, a distribuição será feita também nos estados de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, com foco nas capitais; no Paraná, também no interior; e em Brasília.
A Estrella faz parte de um grupo maior de cervejas do Grupo Damm que já chegaram ao Brasil. A cervejaria espanhola tem mais de 130 anos de vida e é líder de mercado no país ibérico.
Veículo: Diário do Comércio - MG