A BRF - Brasil Foods, líder no segmento de carnes processadas com as marcas Sadia e Perdigão, está encerrando o ano com duas novidades. A mais imediata é a sua entrada no mercado de sucos. A empresa lançou ontem o Hidra, primeiro suco feito à base de soro de leite (88%) e suco concentrado (12%), da marca Batavo. E anunciou que em 2013, após um ano de ajustes impostos pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), com a suspensão, venda e descontinuidade de algumas marcas em determinadas categorias, a companhia vai apostar fortemente no posicionamento da marca Perdigão.
A bebida deve chegar em janeiro, na cidade de São Paulo, inicialmente. A verba de marketing para 2013 é de R$ 15 milhões. O suco será vendido em três sabores: maracujá, uva e pêssego. A embalagem de 330 ml custará R$ 1,99 e a de 1 litro, R$ 3,49. Será produzido em de Teotônia (RS), que recebeu investimentos de R$ 1 milhão.
A BFR irá disputar um mercado que movimenta R$ 4 bilhões e tem Ades, Del Valle, SuFresh e Maguary entre suas principais marcas. "Queremos estar entre as primeiras", diz Luciane Matiello, diretora de marketing de lácteos da BRF.
A pesquisa de mercado e hábitos de consumo levou dois anos e culminou com o reposicionamento da marca Batavo, que hoje procura passar a ideia de que seus produtos ajudam o consumidor a ter uma vida saudável. A empresa lançou iogurtes e queijos em 2012. O potencial do mercado de alimentos saudáveis, é segundo a diretora, de R$ 38 bilhões até 2014.
Depois de um ano de ajustes relacionados à fusão entre Sadia e Perdigão, que culminarão, em 31 de dezembro com a incorporação da Sadia S.A. e de suas 280 filiais pela BRF, 2013 promete ser um ano de novidades para a marca Perdigão.
O uso desta marca foi suspenso, por determinação do Cade, de categorias como presunto, pizza, lasanha, salame e linguiça defumada. Segundo o vice presidente de mercado interno da BRF, José Eduardo Cabral, no próximo ano a empresa vai se dedicar ao posicionamento da Perdigão. O portfólio será explicado ao consumidor.
A marca Sadia é associada a esportes e à educação alimentar, além de ser considerada, segundo a companhia, um ícone, uma referência. A Perdigão, por sua vez, tem pela frente o desafio de recompor o seu portfólio. Acaba de entrar, por exemplo, na categoria de maionese. E precisa criar uma identidade com o consumidor. "Não queremos brigar apenas por participação de mercado, mas expandir. Toda a mercearia salgada é potencial para nós", diz o vice presidente.
Veículo: Valor Econômico