Femsa acompanha AmBev e lança chope sem álcool

Leia em 1min 40s

Começa a ser vendido amanhã o chope sem álcool da Femsa, com a marca Sol. O Chope sem Álcool Sol (0,5 % de graduação alcóolica, ou 10% do que tem uma cerveja comum) é uma reação da empresa mexicana à Lei Seca, em vigor nacionalmente desde o final de junho. "O movimento nas choperias caiu de 30% a 40% depois da lei", diz Riccardo Morici, diretor de marketing da Femsa Brasil.

 
O consumo de chope foi o mais afetado, já que se concentra em bares de classe média e alta, localizados em bairros boêmios, com infra-estrutura para ter serpentinas e todo o equipamento para servir a bebida. As cervejas, por sua vez, são consumidas em sua maioria em bares de vizinhança, cujos freqüentadores vão para casa a pé.

 
Há duas semanas, a AmBev divulgou o lançamento do chope Liber sem álcool (0% de graduação alcóolica). Mas o produto só chega ao mercado dentro de mais uma semana.
 

O chope tem uma logística de distribuição diferente: em vez de garrafas, usam-se barris de metal. O processo é mais rápido e com menos desperdício (pois o barril não quebra como o vidro). Esse fator, somado ao preço de venda do chope (um copo de 300 ml custa de R$ 3 a R$ 5, enquanto a "loira gelada" sai por R$ 3 a garrafa de 600 ml) tornam a bebida três vezes mais rentável às cervejarias, embora o volume de venda não ultrapasse os 5% da produção de cerveja. "Isso sem contar o colarinho", brinca Paulo Macedo, diretor de relações externas da Femsa, se referindo ao costume dos bares de servir a bebida com bastante espuma.
 

O novo produto começa a ser vendido amanhã em São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre e Rio de Janeiro. A expansão para outras cidades vai depender da aceitação do consumidor.
 


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Super 8 chega do Sul. No Rio, mais novidades

Para comemorar um ano de existência, a microcervejaria gaúcha Whitehead lançou a Super 8, barley win...

Veja mais
Salute! Nosso vinho tem mercado...

O consumo de produtos de origem brasileira ainda é pequeno, mas apresenta boas perspectivas para o futuro Por Al...

Veja mais
Supermercados já fazem as encomendas internacionais

Vinho e bacalhau estão na lista  ALISSON J. SILVA   As encomendas internacionais dos supermercad...

Veja mais
Coca-Cola ressuscita garrafa retornável, agora em versão PET

A lembrança de colocar garrafas de vidro na sacola para ir ao supermercado comprar refrigerante está deixa...

Veja mais
O premium da Schin

Como a cervejaria utiliza as pequenas cervejarias especiais adquiridas nos últimos meses para polir sua imagem J...

Veja mais
Cerveja

O grupo Schincariol coloca a cerveja Devassa no mercado catarinense. Os supermercados Angeloni, Big e Nacional já...

Veja mais
Tem manga na vodka Absolut que chega ao Brasil em setembro

O sabor da vodka sueca se alia ao sabor da manga, uma das frutas mais populares do mundo....

Veja mais
Receita vai ter maior controle sobre produção e venda de cervejas e refrigerantes

Embalagens receberão código digital que permitirá rastreamento As indústrias de cerveja, re...

Veja mais
Boa Cepa

Para incentivar a comercialização de uva e vinho do Rio Grande do Sul, a Conab leiloa, na próxima t...

Veja mais