AB Inbev propõe concessões para receber aval à compra da Modelo

Leia em 2min 30s

A Anheuser-Busch InBev propôs uma série de concessões, num esforço para convencer as autoridades reguladoras americanas a aprovar sua oferta de US$ 20 bilhões pelo controle integral da cervejaria mexicana Grupo Modelo.

A AB InBev, a maior cervejaria mundial, se ofereceu para vender uma cervejaria de alta tecnologia operada no México e abrir mão de seus direitos perpétuos sobre as marcas de cerveja Corona e Modelo nos Estados Unidos. A oferta ocorre em resposta ao processo movido pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos para evitar a tomada de controle, por motivos de caráter antitruste.

A iniciativa dirime as maiores preocupações levantadas pelo governo americano. Prevê-se que ele formule um acordo judicial, dando seu aval ao negócio. "[As concessões] certamente estão fazendo o negócio ser visto de maneira muito mais positiva", disse o analista Dir Van Vlaanderen, da Jefferies International de Londres. "Acho que atendem praticamente todas as preocupações do Departamento de Justiça."

Segundo uma pessoa próxima à cervejaria, sediada na Bélgica, a AB InBev negociou estreitamente o acordo com o órgão regulador americano a portas fechadas. "Eles não teriam feito o anúncio sem o beneplácito do Departamento de Justiça", disse a fonte.

O órgão regulador pôs em dúvida, no mês passado, a realização de um dos maiores negócios transnacionais de 2012, ao argumentar que a aquisição, pela AB InBev, da participação de 50% que ainda não detinha na Modelo, levaria a aumentos de preços, prejudicaria os consumidores e comprometeria a livre concorrência.

A Bud Light, da AB InBev, é a cerveja mais vendida nos Estados Unidos e a Corona Extra, da Modelo, é a cerveja importada mais consumida. Uma combinação entre as duas companhias resultará no controle de 46% do mercado cervejeiro americano, que movimenta US$ 80 bilhões anuais.

A AB InBev, com ações registradas em Bruxelas, disse ontem que venderá sua cervejaria Piedras Negras e alienará os direitos, nos Estados Unidos, às marcas Corona e Modelo para a empresa de vinhos Constellation Brands, por US$ 2,9 bilhões. A companhia belga tinha resistido anteriormente em vender a unidade de engarrafamento de alta tecnologia, instalada perto da fronteira com o Texas.

A AB InBev pretende ainda vender a participação de 50% detida pela Modelo na Crown Imports, sua joint-venture americana, à Constellation, por US$ 1,85 bilhão.

"A venda da cervejaria garantirá à Crown independência de abastecimento e dotará a Constellation de controle total da produção das marcas da Modelo para comercialização e distribuição nos Estados Unidos", informou a AB InBev.

Mesmo com a venda da cervejaria dotada de tecnologia de ponta, analistas argumentaram que o negócio continuava a fazer sentido, uma vez que ajudará a AB Inbev a ingressar no lucrativo e pouco explorado mercado mexicano. "Para nós, o lado positivo desse negócio sempre disse respeito, principalmente, ao mercado interno do México e, em certa medida, às exportações fora dos Estados Unidos", disse Trevor Stirling, analista da Sanford Bernstein.

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Vinho em saco plástico compensa câmbio desfavorável

A Hardys tornou-se a marca australiana de vinho mais vendida no Reino Unido, cobrando 3,40 libras (US$ 5) a garrafa, ape...

Veja mais
Heineken cresce "um dígito baixo" no Brasil

O volume de cerveja vendido pela Heineken cresceu "um dígito baixo" (até 5%), mas superou a média d...

Veja mais
De Salinas para todo o Brasil

A Associação dos Produtores Artesanais de Cachaça de Salinas (Apacs) pretende comercializar produto...

Veja mais
AB InBev cede as atividades americanas do Grupo Modelo

O maior grupo cervejeiro do mundo, a AB InBev, anunciou nesta quinta-feira a concessão completa das atividades no...

Veja mais
Vendas da Coca-Cola sobem 5%

O Sistema Coca-Cola, formado pela Coca-Cola Brasil e 16 fabricantes autorizados, avançou 5% no volume de vendas e...

Veja mais
Coca-Cola sofre com vendas na UE

Apreensão no mercado europeu segurou expansão.No Brasil, volume cresce 5% em 2012 O fraco desempenho da...

Veja mais
AmBev terá de combater o nacionalismo cervejeiro americano.

Não desceu redondo Governo dos Estados Unidos tenta barrar a compra da cervejaria mexicana Modelo pela AB Inbev....

Veja mais
Boa safra de uvas promete vinhos magníficos

Confirmado. Os grandes e os pequenos, os tradicionais e os novos produtores de uvas e vinhos da Serra gaúcha, pri...

Veja mais
Novo público para bebidas quentes

Bebidas quentes tradicionais, como o uísque, ganharam um novo público e passam a registrar pico nas vendas...

Veja mais