Vinícola do Sul de Minas lança seu primeiro rótulo

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Produção inicial é de 10 mil garrafas.

A vinícola Estrada Real, instalada em Três Corações, no Sul de Minas Gerais, lança o seu primeiro vinho nas principais cidades do Sudeste: o Primeira Estrada Real Syrah 2010. A produção de 10 mil garrafas é fruto de um trabalho pesado para o desenvolvimento de novas técnicas que garantissem a mesma qualidade encontrada nos melhores vinhos importados ao produto brasileiro.

Em 2001, quando a vinícola foi montada, foi dado início aos estudos sobre a técnica da dupla poda que surgiu na busca por uvas com qualidade de maturação adequada para elaboração de vinhos finos em Minas Gerais. De acordo com o especialista em viticultura e sócio do empreendimento, Murillo de Albuquerque Regina, a técnica mostrou-se adaptada à produção de uvas de inverno com excelente qualidade de maturação.

"Partindo-se do princípio que nas melhores regiões vitícolas mundiais o clima no período que antecede a colheita é caracterizado por dias ensolarados e noites frias, aliadas ao solo seco, buscou-se inicialmente inverter o clima e ‘tapear’ a videira, alterando o ciclo de maturação e a data de colheita das uvas. Assim, passamos a colher no período que seria da poda e a plantar na época da colheita", explica Albuquerque Regina.

A pesquisa foi desenvolvida com o apoio da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). E a primeira safra com qualidade e volume suficiente para gerar as primeiras garrafas que seriam comercializadas foi colhida em 2010. Depois de fabricado, o vinho passou um ano em barricas de carvalho francesas e americanas e mais um em maturação nas garrafas depositadas em uma cave com temperatura controlada a 14øC, por isso chega às lojas agora em 2013. "Depois de desenvolver a técnica, o desafio era saber se o vinho ficaria realmente bom. Passamos por diversos painéis com resultados muito encorajadores. Agora é o teste final, a recepção do público", aponta o empresário.

Mercado - Para Albuquerque Regina, o mercado brasileiro é promissor e justifica com facilidade o investimento de R$ 2 milhões para a construção de vinícola e o desenvolvimento do Primeira Estrada Real Syrah. "À medida que a renda média do brasileiro melhora, os hábitos se sofisticam e o consumo de vinho aumenta. Temos um grande mercado para ser explorado, mas temos que oferecer qualidade e preços competitivos com os importados mais populares no Brasil", alerta.

Em dois anos o viticultor espera completar a primeira linha da vinícola Estrada Real com a estreia, em 2014, de um blanc sauvignon e, em 2015, de um espumante chaveneau. "Queremos chegar ao patamar de 30 mil garrafas por ano. Para isso a busca pela excelência é fundamental. Também precisamos que o governo ajude, revendo a carga tributária. E do lado dos empresários precisamos cuidar mais da imagem do setor. Mostrar para os consumidores que produzimos bons vinhos no Brasil", completa.



Veículo: Diário do Comércio - MG


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