A Ambev reforçou que apesar da queda de 6,3% no volume total de vendas computadas no primeiro trimestre de 2013, manterá o investimento de R$ 3 bilhões que havia programado para esse ano, por acreditar no crescimento do mercado.
"Continuaremos investindo, pois temos uma perspectiva de crescimento positiva a médio e longo prazo", disse o vice-presidente financeiro e de relação com investidores, Nelson Jamel, durante a divulgação dos resultados do primeiro trimestre, na última terça-feira.
A companhia também ressaltou a expansão dos investimentos nas garrafas de vidro retornável de 300 ml e no crescimento da marca de cerveja Budweiser. "As garrafas descartáveis darão ao consumidor uma opção de compra mais econômica", disse Jamel.
Segundo ele, apesar dos números do mês de abril já apresentarem uma melhora - com a porcentagem ainda negativa -, a instituição acredita que até o final deste ano, o volume total de vendas deve manter o mesmo índice de 2012 ou registrar uma pequena queda.
A cautela seria explicada pelo decréscimo de 7,1% no volume de vendas da indústria no primeiro trimestre desse ano. Na terça-feira, a Ambev confirmou a queda de 6,3% no volume total de vendas no Brasil.
Em relação aos demais mercados nos quais a instituição atua (América Latina Norte, América Latina Sul e Canadá), a diminuição atingiu 6,8%.
Segundo Nelson Jamel, o resultado negativo pode ser explicado por uma combinação de vários fatores. "Observamos um aumento na inflação de alimentos e nas chuvas de fevereiro e março. Além disso, tivemos o carnaval antecipado e a desaceleração no crescimento de renda disponível", disse Jamel.
No Brasil, foram comercializados R$ 27 milhões de hectolitros nos primeiros meses. O segmento de cerveja foi responsável por R$ 19,817 milhões de hectolitros, apontando uma queda de 8,2% em relação ao mesmo período de 2012.
Já o segmento de refrigerante somou R$ 7,221 milhões, contabilizando uma diminuição de 0,5%. Enquanto isso, o lucro líquido da Ambev somou R$ 2,34 bilhões, apontando um crescimento de 1,3% em relação ao mesmo período de 2012. A receita líquida da companhia atingiu R$ 4,95 bilhões, aumento de 0,8%, enquanto a taxa Ebitda cresceu 21,6%.
Veículo: DCI