Inflação dos alimentos e calendário de verão mais curto, com carnaval em fevereiro, contribuíram para resultados abaixo do esperado
A Anheuser-Busch InBev, reduziu perspectivas para o crescimento no Brasil, considerado o segundo maior mercado da empresa, devido em parte à inflação dos alimentos e o menor apetite dos consumidores para consumo de cerveja. As ações da companhia caíram 3 % após a divulgação de resultados abaixo do esperado e da informação de que o volume de cerveja no mercado brasileiro deve ficar estável ou ter queda de um dígito esse ano.
As principais fabricantes de cerveja do mundo estão confiando em mercados emergentes em meio a um aperto na renda do consumidor na Europa e a limitada expansão dos Estados Unidos.
No entanto, de acordo com o relatório da AB InBev, a empresa vendeu 4,1 %menos cerveja e outras bebidas nos três primeiros meses do ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Comportamento que se repetiu em todas as regiões exceto na Ásia, onde a China foi o mercado mais forte.
A fabricante de cerveja, que tem dois terços do mercado brasileiro da bebida, informou, ainda, que os consumidores compraram 8,2% menos do que há um ano.Um dos motivos para isso foi o fato de o carnaval ter acontecido logo no começo de fevereiro.
Segundo o vice-presidente financeiro da AB Inbev, Felipe Dutra, com o calendário antecipado, o período de vendas na temporada de verão encurtou. Aliado a isso, o mês de março também foi de vendas fracas.
Veículo: Brasil Econômico