Uma boa notícia para os amantes da cerveja: um novo estudo sugere que ingerir um litro da bebida por dia pode melhorar a saúde do coração. Os pesquisadores da Universidade Harokopio, de Atenas (Grécia), descobriram que o fluxo sanguíneo para o coração melhorou duas horas depois de o organismo receber uma dose de 400ml de cerveja.
Embora o estudo tenha sido pequeno, envolvendo 17 homens não fumantes na faixa entre 20 e 30 anos, ele se une a evidências anteriores de que o consumo moderado de cerveja pode ajudar no bom funcionamento do coração.
Os voluntários completaram três rodadas de testes cardiovasculares depois de beber a mesma quantidade de cerveja sem álcool ou uma medida de vodka. Todas as três doses trouxeram algum benefício para a rigidez das artérias em torno do coração, e por consequência, melhoraram o fluxo de sangue para o órgão. Porém, as artérias voltaram a se tornar mais flexíveis depois que o efeito da cerveja passou.
Uma pesquisa anterior, da Universidade de Wisconsin (EUA), havia constatado que as cervejas mais escuras podem beneficiar o coração mais do que cerveja normal. A lógica é que a bebida mais escura é rica em flavonoides, que têm efeitos antioxidantes poderosos.
Veículo: Zero Hora - RS