Cachaça Seleta adota vendas pela internet

Leia em 4min 50s

Expectativa é que as vendas pela internet representem de 3% e 5% do total das comercializações deste ano

A Cachaça Seleta, produzida em Salinas (Norte de Minas), está entrando para o e-commerce. O produto agora faz parte da LikeStore, serviço de venda pelo Facebook, e ainda neste mês lançará sua loja on-line. A expectativa é que as vendas pela internet representem entre 3% e 5% do total das comercializações ainda em 2013. A Cachaça Seleta está presente em mais de 100 mil pontos de venda físicos no Brasil e no exterior.

O Facebook foi o primeiro canal de venda da empresa pela internet. O diretor comercial da Seleta, Ednilson Machado Maia, explica que o objetivo da empresa ao entrar para a rede social é aproximar as pessoas da marca. "Nós queremos criar um relacionamento entre os clientes e a Seleta via Facebook", diz.

Além de todas as garrafas que a Seleta produz, serão vendidos tanto no Facebook quanto na loja on-line bonés, camisetas, suportes artesanais e tonéis. Na LikeStore toda a experiência de compra, incluindo o processo de pagamento, ocorre dentro da rede social. De acordo com a empresa são tomadas todas as medidas de segurança para que os clientes não tenham problemas após a compra.

Os produtos comprados podem ser divulgados na linha do tempo do comprador e mesmo que não haja compra o usuário pode curtir as ofertas e divulgar em sua própria página. "Tudo isso aproxima os clientes da marca", diz Machado Maia. Os clientes que curtem a página da Seleta na rede social tem 5% de desconto na compra de qualquer produto.

A Seleta é líder de mercado entre as cachaças artesanais e está investindo na expansão de seus pontos e canais de venda. Machado Maia destaca que nos últimos anos houve uma quebra de paradigma com relação à cachaça. "Com isso, houve uma valorização do produto", observa. De olho nesse crescimento do mercado a empresa começou, há cerca de oito anos, a apostar na expansão dos pontos de venda.

Desde que passou a apostar nessa expansão a Seleta vem registrando crescimento em torno de 15% ao ano. Para 2013 não será diferente, de acordo com Machado Maia. Ele acredita que a empresa apresentará esse índice de crescimento na comparação com o exercício passado.


História - A Seleta foi fundada há mais de 40 anos por Antônio Rodrigues, conhecido como Toni, atual presidente da empresa. Ele foi responsável por tornar a tradicional bebida de Salinas conhecida no Brasil inteiro e até no exterior. Hoje, ele é proprietário de três grandes marcas de cachaça regionais: a Seleta, a Boazinha e a Saliboa, cada uma com características peculiares.

A Boazinha foi a primeira, em 1970, e recebeu o nome dos consumidores que sempre pediam mais uma dose daquela "boazinha". A Seleta é considerada a "estrela do show", recomendada para quem gosta de sabores intensos; e a Saliboa é uma cachaça que tem toque de elegância e sabor característico.

No início, Rodrigues apenas envelhecia a cachaça e a comercializava a granel na região mesmo. Depois começou a engarrafar a bebida e os clientes não pararam de chegar. Feitas com cana crua, de fermentação natural e em alambiques de cobre, as cachaças produzidas pela empresa são envelhecidas em tonéis de bálsamo, ipê amarelo e umburana. Elas já foram exportadas para cerca de 10 países.


Quebra de recorde de vendas histórico

Com mais de 40 anos de existência, a Cachaça Seleta tem o reconhecimento e a reputação de ser uma bebida artesanal brasileira que é sinônimo de qualidade e tradição. Uma das líderes em produção e vendas no país, a Seleta dá outro passo importante para reafirmar sua posição no mercado de cachaças artesanais, pois acaba de quebrar todos os recordes de vendas já registrados ao longo das mais de quatro décadas de sua história.

No primeiro semestre deste ano, a empresa registrou crescimento de 5% em volume de caixas vendidas, 14% em faturamento e 6% de rentabilidade em relação ao mesmo período do ano passado. Tais números só puderam ser alcançados devido à realização de um longo projeto que englobou várias etapas, desde a profissionalização da fábrica, realizada em 2005, com a iniciativa do presidente da empresa, Antônio Rodrigues, à construção de alianças estratégicas com distribuidores. No período de 2006 a 2009, a empresa cresceu 112%.

Segundo o diretor comercial da Seleta, Ednilson Machado, os resultados são fruto de uma política comercial consistente, que transmite credibilidade aos parceiros, aliada à consolidação de uma marca forte. "O investimento em pontos de vendas, a força de vendas dos representantes e das televendas, a visibilidade e o retorno de mídia com os investimentos em licenciamentos foram essenciais para que conseguíssemos atingir esse feito inédito", explica.

Para o executivo, a cachaça passa a ocupar um lugar de destaque na indústria nacional e, certamente, vive um momento de franco crescimento produtivo e econômico. Machado salienta, ainda, que no atual panorama em que se encontra a cachaça artesanal, a concorrência só tende a ficar cada vez mais acirrada. "A Seleta lidera o mercado num segmento em que grandes grupos empresariais estão presentes e existe uma forte tendência de novos entrantes devido ao grande crescimento do ramo", analisa.

Neste ano, a Seleta ainda pretende atingir um crescimento de 15% em relação a 2012 e, de acordo com Machado, o objetivo da empresa também é estabelecer a cachaça artesanal como um produto diferenciado e de qualidade. "Vamos continuar desenvolvendo estratégias e projetos para manter a Seleta sempre no topo. Queremos continuar sendo um ícone do ramo e ajudar cada vez mais a consolidar a cachaça artesanal como um produto único, que seja cada vez mais consumido no Brasil e no mundo", finaliza.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Suco de laranja perde consumo nos EUA

O mercado de suco de laranja nos Estados Unidos, o maior do do mundo, está sendo espremido por consumidores como ...

Veja mais
Mussum vai ganhar cerveja "Biritis" em sua homenagem

A família do humorista Antonio Carlos Bernardes Gomes vai homenageá-lo com a produção de uma...

Veja mais
Ambev deve obter as licenças para fábrica

A Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) terá a licença prévia (LP), concomitante com a l...

Veja mais
Jack Daniel’s tenta mudar estigma

Uísque, considerado "bebida de roqueiro", quer sair da camiseta para o copo dos brasileiros.São Paulo - O ...

Veja mais
Ritmo de produção de cerveja cai em 2013

O ano de 2013 deve representar um ponto de inflexão na curva de crescimento na indústria de cerveja no Bra...

Veja mais
Lual Alimentos aposta em licenciamento para elevar as vendas

A Lual Alimentos aposta no licenciamento de marca para alavancar as vendas de seu principal produto: o resfresco em p&oa...

Veja mais
Café Haiti mantém tradição no Centro da Capital

Na entrada do Café Haiti, as bancadas para tomar um cafezinho e prateleiras recheadas de guloseimas dão ao...

Veja mais
Flórida abre espaço para suco do Brasil

Pressionada pela progressiva queda do consumo global de suco de laranja e seus reflexos negativos sobre os preços...

Veja mais
Diageo continua com sede de aquisições

A Diageo PLC tem apostado nos últimos anos em mercados emergentes de rápido crescimento como a Amér...

Veja mais