A Lual Alimentos aposta no licenciamento de marca para alavancar as vendas de seu principal produto: o resfresco em pó. Dessa vez, a companhia recebeu permissão para usar os personagens de Os Smurfs 2, desenho animado que acaba de estrear nos cinemas, baseado na famosa série dos anos 80.
De acordo com o diretor-geral da produtora nacional de alimentos e bebidas, Alexandre Müller, a iniciativa possibilitará um crescimento de 20% a 30% nas vendas de refresco em pó no segundo semestre deste ano, período no qual o consumo desse item aumenta.
"As vendas costumam crescer no segundo semestre com a chegada do verão. Por isso, tivemos a ideia de buscar uma novidade que agregasse valor ao produto e, consequentemente, aumentasse as vendas", disse.
Atualmente, a companhia, com sede em Itu, interior do Estado de São Paulo, mantém a vice-liderança no segmento de refresco, atrás apenas da marca norte-americana Tang, distribuída pela gigante Kraft Foods.
Segundo Müller, o licenciamento também permitirá o acesso da marca a novos mercados como as regiões Norte e Nordeste do País, aonde a sua presença ainda é bem pequena.
"Tivemos contato com alguns distribuidores no Pará e observamos uma receptividade grande aos nossos produtos. Além disso, iniciamos um trabalho forte no Maranhão e no Ceará", explicou Müller.
O licenciamento também inaugura uma nova fase na história da empresa, criada em 2010 a partir da Brassuco Alimentos com o objetivo principal de expandir as vendas e a presença em novos mercados.
Após lançar 12 novos produtos no ano passado, a Lual percebeu que era hora de fortalecer a imagem desses itens. "Alcançamos um crescimento de 30% em 2012 com os novos produtos. Entretanto, notamos que o importante agora não é lançar novos itens, e sim, fortalecer os existentes", ressaltou.
Dessa maneira, a empresa projeta uma expansão menor para este ano, na faixa de 25% a 28%. No começo de 2013, a meta era alcançar os 35%, mas a estimativa foi revista pela companhia devido às incertezas observadas no mercado interno.
Em 2012, a Lual registrou um lucro líquido de, aproximadamente, R$ 67 milhões. Neste ano, de acordo com Müller, o faturamento deve ficar entre R$ 75 milhões ou R$ 80 milhões.
Veículo: DCI