Açúcar afasta consumidor dos EUA dos sucos prontos

Leia em 2min 10s

Os americanos podem estar trocando refrigerantes por opções mais saudáveis, mas, ao que tudo indica, o suco pronto não é uma delas. O consumo per capita de suco nos Estados Unidos caiu para 35,5 litros no ano passado, em relação aos 39,9 litros de 2007, segundo a Euromonitor. Esse é um desafio para fabricantes de bebidas em busca de maneiras de compensar os efeitos da desaceleração das vendas de refrigerantes.

Os sucos foram, de certa forma, um raro caso de sucesso este ano para a Coca-Cola, a maior fabricante americana de sucos prontos e de bebidas à base de sucos. A empresa informou, na semana passada, que as vendas de suco cresceram 4% em volume de julho a setembro na América do Norte, o que inclui o aumento de 7% registrado pelo Simply, sua marca de expansão mais acelerada. Na quarta-feira, a PepsiCo, segunda maior fabricante americana desse segmento informou aumentos de participação no mercado de sucos resfriados (feitos a partir de sucos concentrados ou pasteurizados) e um sólido desempenho de suas novas bebidas Tropicana Farmstand, de frutas e verduras.

Considerando a tendência geral e de longo prazo, no entanto, não está claro por quanto tempo esse impulso poderá se sustentar. As vendas de sucos no varejo americano encolheram 7,2% em relação a 2007, para 9 bilhões de litros no ano passado. As vendas de suco de laranja, o mais consumido, situam-se atualmente em seu nível mais baixo dos últimos 15 anos.

"O crescente foco do consumidor no alto teor de açúcar do suco feriu a fama anterior de saudável [do produto]", diz relatório da empresa de pesquisa IBISWorld.

No ano passado, as vendas da Tropicana totalizaram US$ 1,5 bilhão no varejo dos EUA, soma inferior aos US$ 2 bilhões alcançados em 2007. As vendas da Minute Maid, da Coca-Cola, recuaram 11,5% nesse período, para US$ 1,3 bilhão. O Simply, marca lançada pela Minute Maid em 2001, vem sendo um dos pontos fortes da Coca-Cola: em cerca de US$ 1 bilhão, suas vendas do ano passado foram quase 90% superiores às de 2007, embora tenham recuado ligeiramente em relação a 2011.

Segundo sua porta-voz Lauren Thompson, "a Coca-Cola está comprometida em oferecer uma ampla carteira de opções de sucos e de bebidas à base de suco baseada nas necessidades, em constante mutação, dos nossos consumidores e parceiros de varejo fiéis."

Um segmento crescente é o dos sucos premium. As vendas de marcas sofisticadas, como Naked Juice (da PepsiCo), Oldwalla (da Coca-Cola) e Bolthouse Farms (da Campbell), aumentaram. Assim, embora os consumidores estejam tomando menos suco, as fabricantes percebem que eles estão dispostos a pagar mais por ele.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Heineken desenvolve nova embalagem de cerveja para consumo caseiro

A Heineken apresentou em Paris na noite desta quinta-feira (17/10) sua mais recente inovação para o consum...

Veja mais
Caldo de cana sai da feira e vai para garrafa

Desde o ano passado, uma empresa no interior de São Paulo está engarrafando e vendendo o produto, que tem ...

Veja mais
Absinto Ice da Dubar tem caixa produzida com bagaço de cana

A embalagem six-pack do Ice Absinto Lautrec, da Dubar, chega ao mercado com uma proposta sustentável. A caixa com...

Veja mais
PepsiCo fatura 9% mais com alimentos na América Latina

A receita líquida da PepsiCo cresceu 1,5% no terceiro trimestre deste ano, para US$ 16,91 bilhões, em rela...

Veja mais
Empresários locais investem na produção de vinho

A ideia de investir em vinho remete, em geral, à decisão de montar uma adega. Cuidadosamente planejada e r...

Veja mais
PepsiCo tem lucro de US$ 1,9 bi

 A PepsiCo anunciou, ontem, que atingiu um lucro líquido de US$ 1,91 bilhão no terceiro trimestre de ...

Veja mais
Ambev investe R$ 100 mi em MG

Empresa vai construir uma escola para atender aos dependentes dos funcionários.A Companhia de Bebidas das Am&eacu...

Veja mais
Brasil Kirin lança refrigerante com fibras

A Brasil Kirin lançou, em Porto Alegre, o Fibz, um refrigerante com fibras e de baixa caloria. A novidade estar&a...

Veja mais
Lucro da Coca-Cola sobe

A Coca-Cola divulgou, ontem, um lucro trimestral dentro das expectativas de Wall Street, registrando um crescimento de 6...

Veja mais