A Coca-Cola divulgou, ontem, um lucro trimestral dentro das expectativas de Wall Street, registrando um crescimento de 6% no lucro líquido do terceiro trimestre em comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo a empresa, houve alta nas vendas do refrigerante homônimo e também de chás e água, apesar de uma economia desafiadora.
Para o analista da Morningstar, Tom Mullarkey, embora a receita líquida tenha caído no terceiro trimestre, "excluindo o câmbio e as mudanças estruturais, eles tiveram tanto crescimento em receita quanto em lucro operacional, o que parece muito bom".
A marca Coca-Cola também atingiu um recorde de 181 bilhões de bebidas vendidas no terceiro trimestre, conforme afirmou o presidente-executivo da companhia, Muhtar Kent, durante teleconferência de resultados.
O lucro líquido contabilizou US$ 2,45 bilhões no terceiro trimestre, ou 0,54 dólar por ação, ante US$ 2,31 bilhões, ou 0,50 dólar por ação, um ano antes. Excluindo itens especiais, a empresa obteve lucro de 0,53 dólar por ação, alinhado com os resultados que os analistas esperavam.
Já a receita da empresa caiu 3%, para US$ 12,03 bilhões, ante os US$ 12,34 bilhões registrados um ano antes, resultado ligeiramente abaixo das estimativas de analistas de US$ 12,05 bilhões.
A queda é decorrente em grande parte dos custos de reestruturação das operações de envasamento no Brasil e nas Filipinas. Para aproveitar a Copa do Mundo de 2014, a Coca-Cola lançou sua maior campanha de marketing relacionada ao futebol, que cobrirá mais de 170 mercados.
A empresa não dá previsões trimestrais, mas disse que suas metas e estratégias de longo prazo permanecem inalteradas.
Veículo: DCI