O vice-presidente de comunicação e sustentabilidade da Coca-Cola Brasil, Marco Simões, disse ontem que o ambiente macroeconômico deverá melhorar em 2014 e ajudar nas vendas da empresa. No terceiro trimestre, o volume de vendas da companhia caiu 1% no país, em relação a um ano antes.
Segundo ele, esse recuo deveu-se a questões circunstanciais. "Nosso produto está atrelado ao mercado de consumo e é individualmente barato. O que afeta nosso mercado é a indisponibilidade de renda, o mercado de trabalho e os preços relativos. A indisponibilidade de renda, possivelmente, estava menor no terceiro trimestre", afirmou, em evento no Rio.
Simões ressaltou que, no terceiro trimestre, toda a indústria de bebidas teve queda no volume de vendas. O Brasil é o quarto maior mercado para a Coca-Cola, atrás apenas de Estados Unidos, México e China, nessa ordem. "Nosso trabalho, até o fim do ano, é continuar com a política de mercado que já praticamos, com muitos anúncios, para posicionar bem nosso produto", afirmou.
Na avaliação dele, ainda existe um grande mercado consumidor a ser explorado pela Coca-Cola. "A ideia é participar mais das comunidades", disse, acrescentando que a estratégia é calcada em investimentos sociais. Ontem, a Coca-Cola e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) anunciaram um aporte de US$ 16 milhões para expansão do projeto Coletivo Coca-Cola, de treinamento e capacitação profissional para mulheres e jovens de baixa renda.
Veículo: Valor Econômico