Mercado de cerveja vai encolher neste ano

Leia em 2min 10s

Indicadores de produção de cerveja sinalizam que o setor deverá encerrar 2013 no patamar inferior da projeção da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil) para o ano: retração de um dígito baixo nos volumes em relação ao ano passado.

No acumulado janeiro até novembro, a produção de cervejas recua 2,5% na comparação anual, segundo dados preliminares do Sistema de Controle de Produção de Bebidas (Sicobe), da Receita Federal.

Somente no mês de novembro, a queda revelada pelo Sicobe é de 4,76%. No entanto, os números definitivos em relação a performance do mês ainda devem ser fechados nas próximas semanas.

Na divulgação dos resultados do terceiro trimestre, a Ambev - empresa que tem quase 70% de participação no mercado de cervejas no Brasil - já sinalizou essa expectativa de redução para o consolidado do ano. Antes, havia um previsão de que o desempenho do setor pudesse ser um pouquinho melhor, de estabilidade dos volumes em relação à 2012.

O sentimento de que "não vai dar nem para empatar" com o ano passado foi ganhando força quando a produção de bebidas não reagiu ao longo dos primeiros meses do segundo semestre, conforme cogitavam os mais otimistas. Em setembro, as fabricantes conseguiram adiar - por prazo ainda indefinido - o aumento dos impostos federais que estava previsto para vigorar a partir de outubro.

Até agora, o último trimestre do ano registra retração de 4,75% na produção. A esta altura, só um mês de dezembro com desempenho inesperadamente excepcional para mudar o curso de mais uma queda na produção trimestral do setor.

As apostas das cervejarias para voltar a crescer em volume se concentram no próximo ano. Se a demanda dos consumidores ainda não mostra sinais claros de retomada, pelo menos o calendário de 2014 traz uma promissora combinação de Carnaval tardio (estendendo o verão, melhor estação para venda de cervejas) e, claro, Copa do Mundo no país.

João Castro Neves, presidente da Ambev, disse a investidores e analistas que aposta em melhores cenários micro e macro no ano que vem. Segundo o executivo, problemas como inflação de alimentos e menor da renda disponível do consumidor dão sinais de arrefecimento.

No terceiro trimestre, os volumes de cervejas da Ambev vendidos no Brasil caíram 5%. Na categoria de bebidas não alcoólicas, o recuo foi de 2% no país.

A dificuldade de expansão dos volumes este ano é semelhante na Brasil Kirin, Heineken e Grupo Petrópolis, principalmente na categoria "mainstream" (de preços intermediários).

Diante do ambiente de consumo retraído, o crescimento do setor de cervejas está sendo puxado pelos aumentos de preços e pela estratégia de ampliar a participação de produtos 'premium' no portfólio, um nicho que ainda tem grande potencial de crescimento no Brasil.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Vinícolas dão foco nos espumantes

Expectativa dos produtores do Estado é de um crescimento de 10% nas vendas da bebida para as festas deste fim de ...

Veja mais
H2OH! apresenta novo sabor, Limoneto

Versões PET de 500 ml e 1,5 L A H2OH! traz para o mercado um novo sabor da sua bebida. O H2OH! Limoneto cont&eac...

Veja mais
Diageo coloca marca de uísque à venda

A Diageo, a maior produtora de destilados do mundo em vendas, está vendendo sua marca de uísque Whyte &...

Veja mais
Microcervejarias aproveitarão eleição para buscar melhorias

As microcervejarias nacionais querem expandir sua atuação no mercado brasileiro e, para atingir esse objet...

Veja mais
Vinhos Dom Bosco Seleção tem novo rótulo

Com garrafa bordalesa na cor âmbar, ecologicamente correta, os vinhos produzidos com uvas de nota superior ganham ...

Veja mais
Nova Schin tem série de latas em homenagem ao GP do Brasil de Fórmula 1

A Brasil Kirin lança uma edição especial de latas da cerveja Nova Schin em homenagem ao Grande Pr&e...

Veja mais
Petrópolis investe R$ 2,2 bilhões no NE

A cervejaria Petrópolis vai investir cerca de R$ 2,2 bilhões no Nordeste nos próximos cinco anos. D...

Veja mais
Ibravin lança campanha para promover bebida nacional

O Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) apresentou nesta quinta-feira uma campanha publicitária que tem como ob...

Veja mais
Vinícola Aurora lança seus estojos-presente de fim de ano

Maletas com vinhos ou espumantes de suas marcas consagradas, junto com taças ou decanters, estão dispon&ia...

Veja mais