A cervejaria Petrópolis vai investir cerca de R$ 2,2 bilhões no Nordeste nos próximos cinco anos. Deste montante, R$ 1,2 bilhão serão para duas novas fábricas e R$ 1 bilhão para a construção de 86 centros de distribuição na Bahia, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará e Maranhão.
Hoje, a Petrópolis inaugura a sua primeira fábrica no Nordeste. A nova unidade, localizada na cidade de Alagoinha, na Bahia, recebeu investimento de R$ 600 milhões e terá capacidade para produzir 6 milhões de hectolitros, por ano.
Segundo a empresa, foram consumidos somente na Bahia 200 mil hectolitros de cerveja da marca Itaipava, entre os meses de agosto e outubro - período em que a nova fábrica ainda operava de forma parcial. De lá para cá, a participação de mercado da Petrópolis praticamente dobrou, saindo de 0,5% para 0,97%, de acordo com dados da Nielsen.
A Petrópolis também está construindo uma outra fábrica em Itapissuma, situado a 45 km de Recife, que deve ficar pronta em maio do próximo ano. Essa unidade em Pernambuco terá a mesma capacidade da fábrica de Alagoinhas e também receberá investimentos de R$ 600 milhões.
As duas unidades fabris do Nordeste aumentarão em 48% a capacidade de produção da Petrópolis. Um dos diferenciais dessas fábricas são os equipamentos alemães, da empresa Krones AG, que possibilita o uso de 3,3 litros de água para cada litro de cerveja, proporção alcançada por fábricas internacionais de ponta do setor, segundo a Petrópolis.
Uma das estratégias da cervejaria para fortalecer sua presença no mercado nordestino são os patrocínios. Dois estádios de futebol na região foram batizados com a marca da cerveja: Itaipava Arena Fonte Nova (em Salvador) e Itaipava Arena Pernambuco. A Petrópolis tem o direito de estampar o nome de sua cerveja por 10 anos, prorrogáveis por mais 20 anos.
"Escolhemos o futebol, uma das paixões brasileiras, e unimos à cerveja, outra paixão nacional, para criarmos vínculos permanentes com os nordestinos", disse Douglas Costa, diretor de mercado do Grupo Petrópolis, em nota. Além do futebol, os estádios receberão eventos patrocinados pela cervejaria como shows musicais, entre outros.
Veículo: Valor Econômico