Diageo modifica portfólio da Ypióca para reposicionar marca no mercado

Leia em 2min

A Diageo, líder mundial na categoria de bebidas alcoólicas premium, deu mais um passo importante para reposicionar a imagem da Ypióca no mercado nacional. Ontem, a empresa apresentou a nova linha de produtos da marca, a Ypióca Brasilizar, formada por quatro cachaças diferentes.

A multinacional não divulgou o valor do investimento realizado para a reformulação do portfólio, mas o diretor de marketing e vendas da Ypióca, Eduardo Bendzius, disse que a linha deve elevar em 20% o faturamento total da marca até o final de 2014.

"Foram necessários seis meses de estudos e testes para a criação da nova linha. Durante esse período, mais de 100 consumidores participaram das fases de degustação. Com base nisso, chegamos aos quatro produtos finais: a Prata Clássica, a Ouro Armazenado, a Reserva Especial Ouro e a Reserva Especial Prata", explicou Bendzius em entrevista ao DCI.

As primeiras garrafas da coleção devem chegar ao mercado nacional ainda neste ano, entre o final de novembro e início de dezembro. As unidades são produzidas na unidade fabril da Ypióca, instalada no Estado do Ceará. De acordo com Bendzius, a marca comercializa, aproximadamente, 60 milhões de litros de cachaça por ano, volume que deve se repetir em 2014, visto que, as quatro novas bebidas substituirão os dois itens antigos que inauguraram a linha Ypióca Brasilizar no mercado nacional.

Em contrapartida, a marca conseguirá elevar seu faturamento com a comercialização de produtos mais caros - as novas cachaças integram a categoria de bebidas premium -, além do repasse de 3% colocado em prática com os produtos da nova linha.

"A Diageo tem uma política interna de ajustar seus preços de acordo com a inflação. No entanto, sempre oferecemos algo inovador para compensar o aumento do valor final", disse Bendzius. Ainda segundo o executivo, a companhia também investirá em ações de marketing específicas destinadas para alguns tipos de mídia, como as redes sociais.

As propagandas, no entanto, não contarão com a presença de famosos, contrariando o que aconteceu logo após a aquisição da Ypióca pela Diageo, quando o ator John Travolta estrelou uma campanha da marca. "Fizemos aquilo para chamar a atenção dos consumidores", concluiu Bendzius. As mudanças no portfólio da Ypióca foram idealizadas após sua venda para a Diageo. Segundo a empresa, existe espaço no mercado para elevar o consumo de cachaça, mas é necessário que os brasileiros redescubram a bebida, ainda pouco valorizada no País.



Veículo: DCI


Veja também

Vinho gaúcho conquista mercado

Moeda americana valorizada reduz importações de bebidas e favorece venda do produto nacional   Os b...

Veja mais
Aumenta concentração nas compras de suco de laranja

Anunciada em abril, a fusão entre a britânica Gerber Emig e a holandesa Refresco acaba de ser concluí...

Veja mais
Empresa japonesa planeja aumentar sua produção de cerveja no Brasil

O fabricante de cerveja Kirin Holdings planeja investir no próximo ano cerca de R$ 350 milhões.Objetivo da...

Veja mais
Ambev conclui mudança societária

As ações da Ambev tiveram forte movimentação na bolsa na sexta-feira, no dia de conclus&atil...

Veja mais
Secretário de Inovação do Mdic visita a Serra Gaúcha para conhecer melhor a realidade do setor vitivinícola

Nelso Fujimoto veio avaliar objetivos do Modervitis, que busca dar maior competitividade à cadeia produtiva, deve...

Veja mais
Coca-Cola amplia linha de bebidas Del Valle Reserva

A Coca-Cola Brasil lança Del Valle Reserva Cranberry+Maçã, nova bebida de frutas. O néctar d...

Veja mais
Brasil Kirin traz ECCO! Energy Drink ao seu portfólio

Impressão HD com branco UV e vermelho lumiset em suas latas A Brasil Kirin, uma das maiores empresas de bebi...

Veja mais
Sufresh lança néctar em nova embalagem da Tetra Pak

A Sufresh, linha de néctares da WOW!Nutrition, lança a nova linha Sufresh Néctar “+Fruta +Sab...

Veja mais
Do bem lança suco “desintoxicante”

A do bem bebidas lança o suco verde Detox, em embalagens cartonadas assépticas produzidas pela Tetra Pak. ...

Veja mais