A Diageo, líder mundial na categoria de bebidas alcoólicas premium, deu mais um passo importante para reposicionar a imagem da Ypióca no mercado nacional. Ontem, a empresa apresentou a nova linha de produtos da marca, a Ypióca Brasilizar, formada por quatro cachaças diferentes.
A multinacional não divulgou o valor do investimento realizado para a reformulação do portfólio, mas o diretor de marketing e vendas da Ypióca, Eduardo Bendzius, disse que a linha deve elevar em 20% o faturamento total da marca até o final de 2014.
"Foram necessários seis meses de estudos e testes para a criação da nova linha. Durante esse período, mais de 100 consumidores participaram das fases de degustação. Com base nisso, chegamos aos quatro produtos finais: a Prata Clássica, a Ouro Armazenado, a Reserva Especial Ouro e a Reserva Especial Prata", explicou Bendzius em entrevista ao DCI.
As primeiras garrafas da coleção devem chegar ao mercado nacional ainda neste ano, entre o final de novembro e início de dezembro. As unidades são produzidas na unidade fabril da Ypióca, instalada no Estado do Ceará. De acordo com Bendzius, a marca comercializa, aproximadamente, 60 milhões de litros de cachaça por ano, volume que deve se repetir em 2014, visto que, as quatro novas bebidas substituirão os dois itens antigos que inauguraram a linha Ypióca Brasilizar no mercado nacional.
Em contrapartida, a marca conseguirá elevar seu faturamento com a comercialização de produtos mais caros - as novas cachaças integram a categoria de bebidas premium -, além do repasse de 3% colocado em prática com os produtos da nova linha.
"A Diageo tem uma política interna de ajustar seus preços de acordo com a inflação. No entanto, sempre oferecemos algo inovador para compensar o aumento do valor final", disse Bendzius. Ainda segundo o executivo, a companhia também investirá em ações de marketing específicas destinadas para alguns tipos de mídia, como as redes sociais.
As propagandas, no entanto, não contarão com a presença de famosos, contrariando o que aconteceu logo após a aquisição da Ypióca pela Diageo, quando o ator John Travolta estrelou uma campanha da marca. "Fizemos aquilo para chamar a atenção dos consumidores", concluiu Bendzius. As mudanças no portfólio da Ypióca foram idealizadas após sua venda para a Diageo. Segundo a empresa, existe espaço no mercado para elevar o consumo de cachaça, mas é necessário que os brasileiros redescubram a bebida, ainda pouco valorizada no País.
Veículo: DCI