Aumenta concentração nas compras de suco de laranja

Leia em 1min 20s

Anunciada em abril, a fusão entre a britânica Gerber Emig e a holandesa Refresco acaba de ser concluída, num movimento que concentrará ainda mais a demanda por suco brasileiro no exterior. Conforme informações divulgadas ontem, os acionistas da Refresco terão participação de 72,5% na nova empresa e os da Gerber Emig terão os 27,5% restantes.

A Refresco Gerber nasce como a maior envasadora europeia de sucos de frutas e bebidas não alcoólicas em geral e deverá absorver boa parte das exportações totais de suco de laranja do Brasil, que domina o mercado global da commodity.A Gerber Emig contava com cinco unidades industriais no norte da Europa e 1,7 mil funcionários, e gerou receitas de € 801 milhões em 2012. A receita líquida da Refresco foi de € 1,5 bilhão no ano passado.

No Brasil, as grandes indústrias de suco calculam que suas vendas para a nova Refresco Berger alcançarão cerca de 150 mil toneladas por ano, ou mais de 10% do total. E a crescente concentração preocupa.O estudo "Análise de uma Década na Cadeia da Laranja, organizado por Marcos Fava Neves, professor titular da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP) em Ribeirão Preto, lembra que os envasadores são quem compram o suco de laranja brasileiro e usam a matéria-prima como base para a fabricação de suas bebidas, com diferentes misturas e marcas.

No início desta década, os dez maiores envasadores que compravam suco de laranja brasileiro no mercado internacional respondiam por 52% das exportações totais do país. Estima-se que 98% da produção brasileira de suco de laranja sejam exportadas, ou concentrada e congelada ou já pronta para beber.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Empresa japonesa planeja aumentar sua produção de cerveja no Brasil

O fabricante de cerveja Kirin Holdings planeja investir no próximo ano cerca de R$ 350 milhões.Objetivo da...

Veja mais
Ambev conclui mudança societária

As ações da Ambev tiveram forte movimentação na bolsa na sexta-feira, no dia de conclus&atil...

Veja mais
Secretário de Inovação do Mdic visita a Serra Gaúcha para conhecer melhor a realidade do setor vitivinícola

Nelso Fujimoto veio avaliar objetivos do Modervitis, que busca dar maior competitividade à cadeia produtiva, deve...

Veja mais
Coca-Cola amplia linha de bebidas Del Valle Reserva

A Coca-Cola Brasil lança Del Valle Reserva Cranberry+Maçã, nova bebida de frutas. O néctar d...

Veja mais
Brasil Kirin traz ECCO! Energy Drink ao seu portfólio

Impressão HD com branco UV e vermelho lumiset em suas latas A Brasil Kirin, uma das maiores empresas de bebi...

Veja mais
Sufresh lança néctar em nova embalagem da Tetra Pak

A Sufresh, linha de néctares da WOW!Nutrition, lança a nova linha Sufresh Néctar “+Fruta +Sab...

Veja mais
Do bem lança suco “desintoxicante”

A do bem bebidas lança o suco verde Detox, em embalagens cartonadas assépticas produzidas pela Tetra Pak. ...

Veja mais
Bavaria amplia portfólio e lança a Bavarinha

Garrafa compacta de 250ml. Novidade propõe ao consumidor manter a cerveja gelada até o último gole&...

Veja mais
Miolo Wine Group fecha nova parceria nos EUA

A Miolo Wine Group reforça sua presença no mercado norte-americano ao acertar a exportação d...

Veja mais